Em Natal para passar o feriadão de carnaval, a presidente Dilma Rousseff descansa no hotel de trânsito do Centro de Lançamento Barreira do Inferno sob forte esquema de segurança. Já nas primerias horas da manhã deste sábado, um grande contingente de oficiais do Exército, Marinha e da Polícia Militar trabalham para garantir que a estada da presidenta em território potiguar seja a mais tranquila possível.
Viatura do Batalhão de Choque monitora a entrada do Centro de Lançamento Barreira do Inferno
Toda a área pertencente ao exército no litoral sul, que compreende territórios que vão desde Ponta Negra até a própria Barreira do Inferno, está sob forte vigilância das autoridades. Os espaços aéreo e marítimo no entorno da Barreira do Inferno estão sendo monitorados.
Refeitório dos militares no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
O empenho das forças armandas em garantir a privacidade da família da presidente também está contribuindo para a mudança de rotina da população. Embarcações que navegam próximo ao hotel de trânsito, por exemplo, são orientadas a navegar a uma distância de 3,5 milhas náuticas (aproximadamente 6 quilômetros). Equipe da Tribuna do Norte encarregada de acompanhar a presidente navegava próximo a área e foi orientada pela guarnição da Marinha do Brasil a se afastar, ou passar a passar meia milha além da corveta que protege o local, a uma distância de 3 milhas. Os banhistas que aproveitam a praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, se divertem sob a observação de militares, que monitoram a área em frente ao hotel de trânsito.
Embarcações são obrigadas a navegar a pelo menos 5 milhas de distância da costa da Barreira do Inferno