sábado, 26 de março de 2011

Cássio X Ricardo. Romper pra que?


Nos últimos dias, setores da oposição vêm se utilizando dos mais variados meios para espalhar pelos quatro cantos da Paraíba que a aliança entre Cássio e Ricardo está com os dias contados. A ideia é ‘vender’ para o eleitorado a tese de que a reaproximação entre os grupos maranhista e cassista pode acontecer a qualquer momento. É bem verdade que alguns tucanos ‘desprestigiados’ pelo Governo do Estado têm ajudado a engrossar esse coro.

Atentem que, para muitos maranhistas, o antes ‘demonizado’ Cássio passou a ser o político mais ‘queridinho’ da Paraíba, sobretudo agora, que teve seu mandato de senador assegurado pelo Supremo Tribunal Federal. Notem também que, até mesmo algumas ‘figurinhas carimbadas’ da imprensa paraibana passaram a enaltecer a importância do ex-governador do PSDB na política paraibana. Parece até coisa combinada.

A impressão que passa é de que os maranhistas enxergam no ‘menino de Campina’ a melhor opção para voltar ao poder e isso vem ficando cada vez mais claro. Percebam, por exemplo, que todo dia agora aparece um ‘vermelhinho’ ocupando espaço na mídia para pregar o fim da aliança entre Ricardo e Cássio. 

Mas, afinal, o que Cássio ganha rompendo com Ricardo? E Ricardo, o que ele ganha se afastando de Cássio? A resposta não é tão difícil assim. 

Inteligentes, jovens e, acima de tudo, antenados com o pensamento do eleitor, eles sabem que um precisa do outro. Não necessita ser nenhum expert em política para saber que Ricardo deu a Cássio nas eleições do ano passado o que Cássio nunca teve em sua vitoriosa trajetória política: a simpatia do eleitorado de João Pessoa. Cássio, por sua vez, deu a Ricardo o que Ricardo não tinha e, talvez, ainda não tenha: projeção estadual.  

Os dois sabem que não é interessante para ninguém perder o que se acaba de ganhar. Cássio tem noção suficiente que rompendo com Ricardo perderá a ‘simpatia’ da Grande João Pessoa, região onde o atual governador é extremamente bem avaliado. Ricardo, por outro lado, sabe que, em se afastando de Cássio, estará desprezando o ‘carinho’ de Campina e, talvez, perdendo a ‘admiração’ de grande parte do eleitorado do interior.

Portanto, como se vê, o rompimento entre Ricardo e Cássio a preço de hoje só interessa mesmo aos maranhistas, que estão fora do poder e sem perspectiva dele. 



(Fonte: Colunista Fábio Cabral Bernardo) http://www.paraibaja.com.br/?p=colunistas_int&id=4&coluna=253

sexta-feira, 25 de março de 2011

Paraibano Antonio David vence concurso nacional com fotografia tirada em Araruna

O fotógrafo Antonio David ganhou o primeiro lugar no quesito cor do 8º Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe (prêmio mais cobiçado por fotógrafos profissionais), promovido pela Leica e revista Fotografe Melhor, a mais destacada publicação do gênero na América Latina, editada pela Editora Europa. David recebeu o prêmio no dia 1º deste mês em São Paulo.

Este ano, o tema do Concurso Leica-Fotografe foi Cena Brasileira, com o objetivo de dar ao participante um amplo campo criativo, envolvendo paisagens, gente, manifestações folclóricas, culturais, artísticas, sociais e esportivas. David foi premiado com a imagem “Homem em meio a guarda-chuvas”. A foto dele foi escolhida entre 15 mil fotos concorrentes inscritas por profissionais brasileiros. A Revista Fotografe Melhor edição 174 já está nas bancas de todo Brasil.
Chovia durante uma romaria de fieis que rumavam para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca, município de Araruna (PB), a 153 km de João Pessoa. De cima do altar, Antonio David, que trabalha como fotojornalista da capital paraibana, fez várias imagens dos romeiros. Numa delas, destacou-se um senhor negro, sem guarda-chuva, protegido apenas pelo chapéu de feltro. Foi com essa imagem que o fotógrafo paraibano quase conseguiu nota máxima de todos os jurados na primeira rodada do julgamento da categoria Cor: de 21 pontos possíveis, ele conseguiu 20.

Antonio David recebeu de prêmios uma câmera digital Leica, a fotografia premiada impressa em padrão fine art e com moldura; e direito a escolher um conjunto de livros da coleção Biblioteca Fotografe e um ensaio fotográfico na revista, edição do mês de abril.

Cursinho pré-vestibular da UFPB, em Bananeiras tem quase 50% de Aprovação

O curso Pré-Vestibular do Campus de Bananeiras, oferecido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba, aprovou 56 alunos em vestibulares da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com percentual de aprovação de 49,5%.
O cursinho está praticamente consolidado na região, integrando alunos de diversas cidades, como Solânea, Serraria, Belém, Bananeiras, Borborema e Arara, além de alunos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Desde de 2007 o cursinho pré-vestibular vem cumprindo com seu papel, contribuindo assim na aprovação de alunos de escola pública em Universidades, o mesmo vem surpreendendo pela sua qualidade e diversidade de cursos, mostrando o potencial e a qualidade de de seus graduandos.

O projeto integra 14 monitores voluntários, alunos dos ursos de graduação em Ciências Agrárias, Administração e Agroindústria do CCHSA, Campus III, nas demais atividades do projeto, de acordo com o seu curso e aptidões, todos selecionados através de seleção pública interna no Campus.
O projeto, que oferece 200 vagas em Abril, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB e das direções do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros e do Centro de Ciências Humanas sociais Agrárias. As inscrições começam segunda-feira 21/03 até 30/03, e podem ser feitas na Coordenação do próprio cursinho.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Novela Mexicana ou melhor Novela Paraibana, Cássio X Wilson

Parece até caso de novela mexicana, mas em fim não é, porque na verdade é um caso de novela paraibana, na vida real, logo que o Ex-governador Cássio Cunha Lima saiu do Supremo Tribunal Federal ao termino do julgamento da Lei da Ficha Limpa, por coincidência irônica do destino a primeira cara que esbarrou a sua frente foi a do Senador que está só esquentando a cadeira de Cunha Lima Wilson Santiago (PMDB-PB).

Pois é ninguém sabe se é irônia do destino, mas se eu fosse Cunha Lima sem dúvidas tería dito alguma piadinha, eu teria mesmo. kkk

Após sessão do Supremo Tribunal Federal que anulou a Lei do  Ficha Limpa para as eleições de 2010, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) saiu pra jantar num restaurante da Asa Sul, em Brasília, e acabou, numa daquelas coincidências irônicas, se encontrando com o senador Wilson Santiago (PMDB).

Clima de constrangimento notável, os dois chegaram a se sentar na mesma mesa. Santiago estava com o filho, deputado federal Wilson Filho e o deputado federal Hugo Wanderley, todos do PMDB.

Passaram vinte minutos conversando. “Wilson, você fez sua parte e eu fiz a minha. Vamos pensar numa Paraíba diferente, pra frente”, disse Cássio ao homem que está esquentando sua cadeira no Senado Federal.

Veja quem pode ganhar vaga no Congresso após decisão do STF

Barrados pela Lei da Ficha Limpa, alguns políticos de expressão no cenário nacional podem conquistar vagas no Congresso depois da decisão desta quarta-feira (23) do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou os efeitos da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.
No ano passado, terminou empatada a decisão sobre a validade da lei para as eleições de outubro. Apesar do empate – possível devido à aposentadoria de Eros Grau, que deixou a corte com dez ministros –, o STF decidiu manter decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou a validade para as eleições de 2010.
O STF analisou o recurso do deputado estadual mineiro Leonídio Bouças (PMDB), barrado por condenação de improbidade. Bouças contestava a validade da lei nas eleições passadas. Confira o que pode mudar na composição do Senado e na Câmara.
Quem reivindica vaga
O que aconteceu
Razão pela qual foi barrado
Quem perderia vaga
 
NO SENADO
 
O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), ex-governador
Foi o mais votado para o Senado pela Paraíba com mais de 1 milhão de votos. O primeiro eleito mais votado obteve cerca de 870 mil votos.
Perdeu o mandato de governador após ser condenado por abuso de poder econômico.
Wilson Santiago (PMDB), que foi o terceiro mais votado e acabou beneficiado pela inelegibilidade de Cunha Lima.
 
jader barbalho
Jader Barbalho (PMDB-PA), ex-deputado federal
Recebeu 1,77 milhão de votos e entraria na segunda vaga para o Senado pelo Pará.
Renunciou em 2001 para evitar possível cassação (estaria inelegível até 2011).
Marinor Brito (PSOL), que foi a quarta mais votada do estado e acabou beneficiada pela inelegibilidade dos segundo e terceiro colocados, Jader Barbalho e Paulo Rocha respectivamente.
 
Paulo Rocha (Foto: Divulgação)
 
Paulo Rocha (PT-PA), ex-deputado federal
Foi o terceiro mais votado para o Senado pelo Pará e pode entrar na segunda vaga, caso seja confirmada a inelegibilidade de Jader Barbalho.
Renunciou ao mandato de deputado federal em outubro de 2005 após ser citado por envolvimento no escândalo do mensalão.
Marinor Brito (PSOL), que foi a quarta mais votada do estado e acabou beneficiada pela inelegibilidade dos segundo e terceiro colocados, Jader Barbalho e Paulo Rocha respectivamente.
 
Ex-senador João Capiberibe (Foto: AE)
 
João Capiberibe (PSB-AP), ex-senador
Obteve mais de 128 mil votos e entraria na segunda vaga pelo Amapá no Senado.
Foi condenado em processo de compra de votos em 2002.
GIlvam Borges (PMDB) obteve 121 mil votos e foi o terceiro mais votado, mas acabou beneficiado pela inelegibilidade de Capiberibe.
 
Marcelo Miranda (Foto: Divulgação)
Marcelo Miranda (PMDB-TO), ex-governador
Foi o segundo mais votado para o Senado pelo estado com 340 mil votos.
Teve seu mandato cassado em setembro de 2009 por abuso do poder político.
Vicentinho Alves (PR-TO) obteve 332 mil votos e foi o terceiro mais votado, mas acabou beneficiado pela inelegibilidade de Miranda.
 
NA CÂMARA

 
Janete Capiberibe
Janete Capiberibe (PSB-AP), ex-deputada federal
Recebeu mais de 27 mil votos e foi a candidata a deputado federal mais votada do Amapá. O diplomado com mais votos recebeu 21 mil votos.
Foi condenada em processo de compra de votos em 2002.
Como a eleição é proporcional, ou seja, vale a quantidade de votos da coligação para saber o número de cadeiras, será necessária recontagem dos votos pelo TRE-AP.
 
Pizzolatti (Foto: Agência Câmara)
João Alberto Pizzolatti Júnior (PP-SC)
Recebeu mais de 130 mil votos, o suficiente para se eleger.
Foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa em 2007.
Como a eleição é proporcional, ou seja, vale a quantidade de votos da coligação para saber o número de cadeiras, será necessária recontagem dos votos pelo TRE-SC.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cássio Senador da Paraíba e fazendo valer mais de um milhão de votos


Parabéns ao Senador Cássio Cunha Lima da Paraíba.

Homenagem a sua luta e glória que o povo paraibano faz valer.
"Beijo para quem for beijo, abraço para quem for abraço"

Jornada de Cássio Cunha Lima até chegar ao senado

A caminhada de Cássio Cunha Lima foi de LUTA, veja aqui a trajetória desde o resultado das eleições de 2010

Cássio Cunha Lima de candidata a senador da Paraíba (PSDB) e obteve uma marca de votos devastadoras foram mais de 1 milhão de votos, mas não assumiu o pleito por causa da Lei da Ficha Limpa que ainda se encontrava em andamento.

O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve a candidatura impugnada, obteve mais de 1 milhão de votos na eleição deste ano, disputando uma vaga para o Senado. A totalização dos votos para o candidato foi divulgada apenas nesta segunda-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque a candidatura de Cunha Lima foi impugnada. 

Wilson Santiago é vaiado ao receber diploma de senador da Paraíba
O senador Wilson Santiago (PMDB), diplomado pela Justiça Eleitoral em sessão solene nesta sexta-feira (17), realizada na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa, não esperava passar por um momento bastante constrangedor em toda sua carreira política.

Enquanto alguns dos eleitos foram aclamados pela diplomação, o senador foi muito vaiado na hora em que teve seu nome chamado para receber o diploma, além de ter que ouvir a platéia gritar pelo nome de Cássio Cunha Lima (PSDB).

Passado o vexame, o senador disse que estava feliz com a diplomação e que achou natural a reação da platéia, que se mostrou aliada de Cássio. Segundo ele, isso faz parte da democracia e o contraditório teria que existir para a defesa dos incautos.  

Dias atuais...


...

E hoje o STF derruba a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010 com votos de 6 a 5.

Fazendo valer desta maneira os votos de mais de 1 milhão de paraibanos e Cássio Cunha Lima de acordo com o G1 é um dos principais candidatos a assumir o mandato de Senador da República Federativa do Brasil.

Cássio expressou seus agradecimentos no Twitter;

STF derruba Lei da Ficha Limpa em 2010

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (23) que a Lei da Ficha Limpa não deveria ter sido aplicada às eleições do ano passado. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010, e tem seus efeitos adiados para as eleições de 2012.

Os ministros julgaram recurso do ex-secretário municipal de Uberlândia Leonídio Bouças (PMDB-MG), condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) por improbidade administrativa. Bouças teve o registro de candidato deputado estadual negado pela Justiça Eleitoral com base na lei e recorreu ao Supremo.
A maioria dos ministros do STF entendeu que a lei interferiu no processo eleitoral de 2010 e não poderia ser aplicada em uma eleição marcada para o mesmo ano de sua publicação.

A norma entrou em vigor no dia 7 de junho do ano passado, quatro meses antes do primeiro turno eleitoral. De acordo com o artigo 16 da Constituição Federal, uma lei que modifica o processo eleitoral só pode valer no ano seguinte de sua entrada em vigor.
Com o julgamento desta quarta, os ministros estão agora autorizados a decidir de forma individual outros recursos semelhantes com base na posição fixada pelo plenário. Tramitam no STF 30 recursos que atacam a Lei da Ficha Limpa.
Com isso, a composição do Congresso Nacional deve ser alterada, porque políticos que concorreram sem registro e obtiveram votos suficientes para se eleger poderão reivindicar os mandatos para os quais foram eleitos.

Nesses casos, a Justiça Eleitoral – em Brasília e nos estados – terá de refazer o cálculo dos votos do legislativo para ver quem deve deixar o cargo e quem terá o direito de assumir.
Na prática, a decisão beneficiará políticos com processos semelhantes, como o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por exemplo, que concorreram nas últimas eleições e, mesmo barrados pela Lei da Ficha Limpa, obtiveram votos suficientes para se eleger ao Senado por seus estados.

Luiz Fux vota contra validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou nesta quarta-feira (23) contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010.
O voto do ministro pode decidir a posição do Supremo sobre a lei. Caso os outros integrantes do STF mantenham os votos dos julgamentos anteriores, que terminaram empatados em 5 a 5, a lei só poderá ser aplicada nas eleições de 2012.
Em seu voto, que durou pouco menos de uma hora, o ministro elogiou a iniciativa popular da lei e os objetivos da ficha limpa, mas afirmou que as regras constitucionais precisam ser respeitadas. Para Fux, apesar da intenção de moralizar a política, a ficha limpa interferiu no processo eleitoral e gerou insegurança jurídica.

O ministro defendeu em seu voto a aplicação do artigo 16 da Constituição. Segundo essa norma, uma lei que modifica o processo eleitoral só pode valer no ano seguinte de sua entrada em vigor.

STF julga Ficha Limpa nesta quarta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar na tarde desta quarta-feira (23) a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições do ano passado. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010, mas sua aplicação vem sendo contestada na Justiça.

O processo em julgamento nesta quarta é um recurso do ex-secretário municipal de Uberlândia Leonídio Bouças (PMDB-MG), condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) por improbidade administrativa. Com base na ficha limpa, ele teve o registro de candidato a deputado estadual negado pela Justiça Eleitoral, no ano passado, e recorreu ao Supremo.
Nas duas vezes em que o plenário da Corte analisou processos contra a ficha limpa, houve empate, em 5 votos a 5, e bate-boca entre os ministros (veja vídeo abaixo). O motivo dos julgamentos inconclusivos foi a ausência de um integrante da Corte, depois da aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto de 2010.
Com a posse do ministro Luiz Fux, o plenário estará completo. O novo ministro terá a responsabilidade de decidir a posição da Corte sobre o assunto.

Votaram contra a validade da lei na eleição do ano passado os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Marco Aurélio. Os integrantes da corte que defenderam a aplicação da lei foram Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ayres Britto e Ellen Gracie.
De acordo com a tradição do STF, como mais novo integrante de Corte, Fux será o primeiro a votar. Questionado sobre se o voto estaria pronto, o ministro desconversou. “Eu acordo às 4 da manhã.

terça-feira, 22 de março de 2011

Governo anuncia corte adicional de R$ 577 milhões no orçamento de 2011

O Ministério do Planejamento anunciou nesta segunda-feira (21), por meio da relatório de receitas e despesas do segundo bimestre deste ano, que foi autorizado um corte adicional de R$ 577 milhões no orçamento de 2011.
Em fevereiro, o governo já havia anunciado um bloqueio recorde de R$ 50 bilhões na peça orçamentária. Com o novo corte, o valor total do contingenciamento de recursos sobe para R$ 50,66 bilhões, informou o governo.

Ao cortar gastos, a equipe econômica busca cumprir a meta cheia de superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda) de R$ 117,9 bilhões em 2011 (2,9% do PIB). Com isso, também visa ajudar na contenção da demanda e facilitar o trabalho do BC no controle da inflação - buscando evitar uma subida mais intensa da taxa básica de juros, atualmente em 11,75% ao ano.

Técnicos conectam reatores de usina no Japão a uma linha de energia

Os seis reatores da central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, já estão conectados a uma linha de energia elétrica externa, depois que um cabo foi instalado no distribuidor das unidades 3 e 4, anunciou a agência de segurança nuclear nesta terça-feira (22).
As unidades 1-2 e 5-6 já haviam sido conectadas nos dias anteriores. Mas apenas os reatores 5 e 6 recebem energia elétrica no momento.
“Temos agora uma linha de energia elétrica que vai até os distribuidores dos reatores, mas ainda temos que verificar cada equipamento antes de colocá-los em funcionamento”, afirmou um porta-voz da agência.
Os técnicos tentam reativar os sistemas de resfriamento convencional. Bombeiros e militares utilizam jatos d'água e um veículo dotado com um mecanismo que permite lançar a água a 50 metros de altura.
Os reatores 3 e 4, muito avariados, são os que representam mais problemas técnicos, assim como a unidade 2, da qual sai uma coluna de fumaça branca.
Dezenas de eletricistas, bombeiros e engenheiros lutam contra o tempo em Fukushima para evitar que a série de acidentes provocados pelo terremoto e tsunami de 11 de março não adquira proporções maiores, em consequência do superaquecimento do combustível radioativo dentro da central atômica.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Santa Cruz derruba o ABC e conquista o 1º turno do Potiguar


O Santa Cruz entrou em campo com a missão de vencer a partida contra o ABC depois da vantagem perdida na primeira partida da final, não tomou conhecimento do alvinegro e goleou pelo placar de 4 a 0, neste domingo(20), conquistando a Taça Cidade do Natal, válida pelo 1º turno do Campeonato Estadual. Os donos da casa abriram o placar com Didi Potiguar(aos 24 do 1º), enquanto que o atacante Quirino, dono da noite, marcou aos 4, 19 e 24 da etapa final
Com o resultado, o Tricolor do Trairy garante, no mínimo, a vaga para a grande decisão do campeonato, além de representar o futebol do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2012. Vale lembrar que o Santa Cruz pode ser campeão sem a necessidade de dois jogos finais, caso conquiste o 2º turno. O clube ainda conquista um carro 0 quilômetro, prêmio da Federação Norteriogrande de Futebol(FNF).
Após a partida, um trio elétrico animou os torcedores pelas ruas da cidade. A festa reuniu torcedores, dirigentes e todos os jogadores.
O próximo compromisso do Santa Cruz será disputado na quarta-feira (23), quando o time Tricolor recebe o Corinthians de Caicó, às 20h30, no estádio Iberezão, em partida válida pela 1ª rodada do 2º turno do estadual.

 O Deputado Estadual Tomba, o Rei Sol da cidade do Trairy e de Santa Cruz,RN  e também Presidente do  tome do Santa Cruz.  Se mostrou orgulhoso do título do seu time.

Quirino o atacante dos gols, Quirino foi destaque no Fantástico como o Atacante do domingo em dois domingos consecutivos, domingo (13/032011) Quirino fez os 3 gols do jogo do Santa Cruz contra o Centenário que teve 0, e neste domingo (20/03/2011) que também fez 3 gols contra o ABC de Natal, resultado Santa Cruz 4 ABC 0, conquistando o título de campeão do 1º turno do Potiguar.

Arquivo do blog