segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hemonorte realiza Campanha de doação de Sangue na próxima quarta em Santa Cruz

 
O Hemocentro do Rio Grande do Norte, Hemonorte, realiza na próxima quarta-feira (18), mais uma Campanha de doação de Sangue em Santa Cruz. Nesse dia a unidade móvel estará instalada, das 8h às 16h, em frente à prefeitura municipal, onde serão feitas as doações. Já o cadastramento será na Escola Pinguinho de Gente ao lado. A campanha é realizada há 11 anos em Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde.
Para doar sangue basta ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar acima de 50kg. As pessoas que se enquadram nesses critérios e que sentirem vontade de fazer a doação, deverão repousar no mínimo 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, evitar fumar por pelo menos 2 horas, evitar alimentos gordurosos e alimentar-se bem antes da doação. Além disso, o doador deve apresentar documento oficial com foto.
Cada pessoa doa em média 450mil, correspondente a 10% do sangue de todo o corpo. Após a doação, o sangue é reposto pelo organismo, naturalmente, em até 7 dias.
Segundo a chefe de Divisão do Serviço Social do Hemonorte, Mirian Mafra as pessoas tem alguns mitos sobre doação de sangue. “Doar sangue não vicia, não engorda, esclarece”. O homem pode ser doador até 4 vezes ao ano e a mulher até duas vezes.
Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes portadores de doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis, doenças de Chagas, bem como usuários de drogas, ou quem teve relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
A chefe de Divisão do Serviço Social do Hemonorte, Miriam Mafra convocou a população para fazer a doação no próximo dia 18. “Venha, preparare-se para o dia 18. Faça desse dia um dia de responsabilidade com sua consciência, pois qualquer um de podemos precisar de sangue e sangue não se fabrica”.
A meta do hemonorte é conseguir 100 bolsas de sangue. Para isso é necessária a doação de cerca de 180 pessoas. Cada pessoa pode salvar até três vidas, com o sangue doado.
Segundo a chefe de Divisão do Serviço Social do Hemonorte, Mirian Mafra, os estoques estão em equilíbrio, mas a mobilização é uma preparação para o período festivo, que inclui o São João, quando muitas pessoas excedem nas comemorações e sofrem queimaduras ou outro tipo de acidentes. É necessário ter todos os tipos sanguíneos à disposição para atender a todo o Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog