sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diário Oficial da União publica edital do INSS. Inscrições iniciam na próxima segunda

Foi publicado, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, serão oferecidas 1.875 vagas, sendo 1,5 mil para Técnico do Seguro Social, exigido nível médio, e 375 vagas para Perito Médico Previdenciário.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a organizadora responsável. O concurso é destinado a preencher as vagas das Agências da Previdência Social que integram o Plano de Expansão (PEX) e estão sendo inauguradas em todo o Brasil. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (19), a partir das 10h, e se encerram no dia 11 de janeiro de 2012. Os interessados em se inscrever devem entrar no site da organizadora (www.fcc.org.br <http://www.fcc.org.br> ) ou procurar os locais de inscrição indicados no edital.
As inscrições para o cargo de Técnico do Seguro Social custam R$ 51,70 e as de Perito Médico R$ 61,70. De acordo com o edital, a provável data de aplicação das provas será em 12 de fevereiro de 2012. No período da manhã, será realizada a prova para Perito Médico Previdenciário, e à tarde, será aplicada a prova de Técnico do Seguro Social. As provas serão realizadas em todos os estados.

DESCULPAS? "Abandonei" o blog em virtude do final de semestre na #UFRN

Gente mil desculpas pela falta de RESPONSABILIDADE da minha parte, por ter "abandonado o blog, mas, foi em virtude do final do semestre na Universidade, são provas, trabalhos, seminários, projetos, pré-projetos TUDO nas mesmas semanas.    

Hoje finalizando tudo, eu saiu em fim DA CAVERNA ! e vamos ao trabalho!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cássio Cunha Lima já se encaminha ao Senado Federal

Neste momento o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) colocou no seu micro blog Twitter, que já se encaminha ao Senado federal para o ato solene da sua posse para Senador Federal da Paraíba.

@cassiocl "Estou a caminho do Senado Federal. Rogo a Deus para que eu faça um mandato à altura da Paraiba e da expectativa dos paraibanos."


Ainda Cássio Cunha Lima disse no mesmo , "A posse será às 18h, horário de Brasília, transmitida pela TV Senado. Não haverá discurso meu, apenas o juramento. Ato muito rápido."

Mas houveram mudanças, já que, o Senador Cícero Lucena (PSDB-PB) cedeu seu lugar na plenária hoje para o ex-governador, havendo desta forma, um discurso junto ao ato de juramento de posse.

Por Naiara Fialho

Liderança Feminina


Tomei consciência do significado exato do chamado “núcleo duro” da miséria, no início deste século, numa entrevista da doutora em Educação Wanda Engel. Ela disse que filhos de analfabetos miseráveis continuariam a ter filhos analfabetos miseráveis, se nada fosse feito para quebrar esse “núcleo”. Tão óbvio e tão difícil...
A educadora era a secretária de Estado de Assistência Social no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Costumava afirmar que, sob o ponto de vista de desenvolvimento humano, não se resolveria a questão da desigualdade social somente com acesso à renda. Teria de haver, simultaneamente, acesso à educação e à saúde.
Daí seus diversos programas. Bolsa-alimentação, bolsa-escola, médico de família, saneamento etc. Mas, em julho de 2002, ela declarou à revista Isto É Independente: “Não adianta colocar dinheiro quando a prefeitura não está preparada. É preciso qualificar a sociedade civil para esse dinheiro não ir para o ralo. Depende mais disso do que da boa vontade do prefeito.”
Sabia do que estava falando. Em outubro do mesmo ano, naquela fase de transição FHC-Lula, Wanda afirmaria a Ranier Bragon da Agência Folha, em BH: “O nosso problema não é inexistência de comida, mas a inexistência de recursos financeiros para a aquisição de comida.”
E demonstrava-se satisfeita pelos petistas levarem adiante a agenda de superação da pobreza. Até porque acreditava que as pessoas começavam a perceber que superar a pobreza não era mais só uma questão ética, era uma questão estratégica.
Entretanto, discordava dos cupons de alimentação propostos no início do primeiro governo Lula. Ela os via como um retrocesso; sempre defendera a entrega do dinheiro diretamente ao beneficiado por meio de cartões bancários. Por questões práticas e para acabar com preconceitos.
Afinal, Wanda investira na “mulher gerente”, tornando-a titular do cartão para o recebimento do benefício. E, depois, ela própria exerceria a chefia da Divisão de Desenvolvimento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento, na sede, em Washington. Que mais? Atua, desde 2006, como superintendente-executiva do Instituto Unibanco.
Agora, foi convidada pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, para fazer parte do Conselho Internacional de Liderança Feminina em Negócios (International Council on Women’s Business Leadership). O fato não surpreende? Concordo.
Ah... Sim. Wanda Engel nasceu numa família pobre carioca, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Por Anteneia Feijó

As armas dos ''estudantes" que ocupam a USP

Na delegacia, alguns ditos “estudantes” — e, acreditem, seus respectivos papais e mamães — reclamam da “truculência” da Polícia, o que é uma mentira óbvia, e dizem que suas armas são os livros. Vejam isto.
coqueteis-molotov
São coquetéis molotov encontrados no prédio. Também havia um galão com gasolina. Não é a primeira vez que vagabundos guardam substâncias inflamáveis para “enfrentar a repressão”. As esquerdas têm conseguido impedir o Brasil de aprovar uma lei que puna o terrorismo, embora a Constituição o considere crime inafiançável e imprescritível.
É isto: eles se prepararam para ações terroristas. Se a PM não os surpreende no fim da madrugada, não teriam hesitado em incendiar o prédio, vai saber com quais conseqüências.
Por Reinaldo Azevedo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em discurso, Santiago diz, 'Me afasto de cabeça erguida'

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) ocupou a tribuna do Senado na tarde desta segunda-feira (7) para fazer seu discurso de despedida na Casa. Na manhã desta segunda, a Mesa Diretora do Senado determinou que o senador diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) assuma o mandato na tarde desta terça (8).
"Me afasto de cabeça erguida e feliz por ter trabalhado em prol de todos os paraibanos e os brasileitros. Agradeço a todos que depositaram a confiança na minha pessoa", disse o senador.
Wilson Santiago ocupou o espaço da liderança do PMDB, e pode fazer um discurso de 10 minutos na tribuna. Durante o discurso, o senador relembrou sua trajetória como filho de agricultor até chegar a faculdade de direito e à vida política.
Santiago, que recorreu sem sucesso à Mesa Diretora a fim de que a posse de Cunha Lima fosse adiada, afirmou que ainda acredita nas futuras decisões judiciais. Ele espera o resultado de um recurso dele junto à Justiça eleitoral da Paraíba, em que ele contesta a diplomação de Cunha Lima. 
G1

Posse de Cássio Cunha Lima no Senado é nesta terça-feira (08/11)

O último capítulo da novela "Entra ou Não Entra?" no Senado de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), já tem data marcada, isso após a Mesa Diretora do Senado rejeitar um recurso que tentava adiar a posse de Cássio Cunha Lima. O STF marcou para esta terça-feira (08/11/2011) pela tarde.
O recurso foi posto pelo principal interessado, aliás, prejudicado pela decisão do Supremo, Wilson Santiago (PMDB-PB), que ocupava a vaga. Wilson vai recorrer ao STF e TSE para manter o mandato.
“É a vitória da democracia. Prevaleceu a vontade do povo Paraíba que me elegeu com mais de 1 milhão de votos, isso fortalece as instituições e respeita a vontade popular”, disse Cássio.

domingo, 30 de outubro de 2011

Vamos aprender? O que é Parlamentarismo?

Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler). A vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado com rapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas. O parlamentarismo pode se apresentar de duas formas. Na República Parlamentarista, o chefe de estado (com poder de governar)) é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento, por tempo determinado. Nas monarquias parlamentaristas, o chefe de governo é o monarca (rei), que assume de forma hereditária. Neste último caso, o chefe de estado (que governa de fato) é um primeiro-ministro, também chamado de chanceler.

Quadrilha invade sede do Tribunal de Justiça do RN

Uma quadrilha armada invadiu na madrugada deste domingo (30) a sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no Centro da capital, amarrou os vigilantes, e, segundo informações extra oficiais, arrombou um terminal eletrônico de uma banco instalado no interior do prédio, levando o dinheiro que estava dentro da máquina. Informações extraoficiais dão conta que o bando também teria levado duas e armas e um colete à prova de balas. Ninguém saiu ferido.


Júnior SantosBandidos tentam arrombar caixas eletrônicos do prédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), na Cidade Alta
Bandidos tentam arrombar caixas eletrônicos do prédio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), na Cidade Alta
A polícia não tem pistas ainda sobre a quadrilha. A sede do TJ-RN localiza-se a cerca de 200 metros da 1ª Delegacia de Polícia Civil, também em frente à Assembleia Legislativa do RN, e da Prefeitura de Natal [Palácio Felipe Camarão].

O bando agiu sem disparar um único tiro, manteve-se no interior da agência por algumas horas e as primeiras equipes de policiais só chegaram ao amanhecer deste domingo. O perímetro onde ocorreu o crime abriga diversas sedes de repartições públicas e está a 2km - menos de 10 minutos de deslocamento de veículo - do Quartel Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado no bairro do Tirol.

No último dia 13, na avenida Rio Branco, corredor central do mesmo bairro onde está a sede do TJ-RN, uma quadrilha manteve-se por horas no interior da agência Santander e arrombou três caixas eletrônicos. Os bandidos fugiram sem deixar pistas. Nessa ação, a Polícia Civil também não conseguiu prender ninguém até hoje.

O delegado de plantão Pedro Paulo Falcão está no prédio da Prefeitura do Natal para averiguar se o sistema de câmeras do Palácio
Júnior SantosDelegado verifica se câmeras filmaram a ação
Delegado verifica se câmeras filmaram a ação
 Felipe Camarão registrou a movimentação dos bandidos no prédio do Tribunal de Justiça. Segundo informações da Polícia Civil, pelo menos seis bandidos compunham a quadrilha que invadiu o prédio do Judiciário e violaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica no TJ.
 
Os componentes da quadrilha chegaram encapuzados e portando pistolas para renderem os vigilantes da empresa Nordeste. Usaram um tapume de madeira para evitar que vazasse os reflexos do fogo originado com o maçarico. Um morador vizinho disse não ter visto movimentação estranha no local. "Fiquei aqui assistindo televisão até mais de 1h e não teve barulho, nem movimentação estranha".
 
Policiais da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) informaram que foi marcado para esta segunda-feira (31) o depoimentos dos agentes de segurança.


Tribuna do Norte

Milícias se alastram por pelo menos 11 estados

Cássio Bruno, O Globo
A população do Rio de Janeiro não é a única refém das milícias. Em pelo menos 11 estados brasileiros, há ações de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO, nas duas últimas semanas, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Polícia.
Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos. Em alguns casos, como na Bahia, há suspeita de envolvimento de políticos.
As milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio. Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.
Um dos casos mais graves está em Salvador. Investigações do Ministério Público apontam que milicianos têm controle de 12 bairros do subúrbio da capital, entre eles Águas Claras, Fazenda Grande do Retiro e Cosme de Faria. Eles exploram o transporte alternativo e a distribuição de serviços de internet, de TV a cabo e de gás.
O modo de operar é semelhante ao de grupos paramilitares do Rio. Vereadores, com base eleitoral na região, estão na mira dos promotores. Segundo o MP, os parlamentares estariam se beneficiando das milícias em eleições.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Emocionado, Cássio Cunha Lima é diploma nesta tarde de terça-feira no TRE/PB

PB Agora
Emocionado, Cássio é diplomado Senador da República mais votado no pleito de 2010Alívio. Esse foi o sentimento do agora senador eleito e diplomado Cássio Cunha Lima após receber o diploma de senador mais votado no pleito de 2010. Visivelmente emocionado, Cássio não segurou e caiu em lágrimas após receber o tão sonhado diploma, que para ele soou como uma verdadeira gestação. É que foram exatos nove meses vendo o terceiro colocado exercer o seu mandato. Cássio ressaltou que durante todo o tempo nunca perder a esperança.

O tucano que sempre utilizou-se da frase 'Vamos conter a revolta e esperar a volta viu hoje seu dia chegar'

Neste momento Cássio se encaminha para a sede da Fecomércio, onde concede entrevista coletiva a imprensa.

Um fato inusitado é que Cássio saiu caminhando do TRE-PB pelas ruas, ao lado do povo, em direção ao prédio da Fecomércio.

AO VIVO: após a diplomação, Cássio Cunha Lima cai em lágrimas e se diz emocionado

Logo após receber o diploma, Cássio não resistiu e caiu em lágrimas. O tucano se disse emocionado. Na ocasiao, José Gonzaga Sobrinho também foi diplomado suplente de senador. A solenidade também recebeu o prestígio do ex-governador Cássio Cunha Lima, o poeta Ronaldo Cunha Lima  e Glória CUnha Lima.

AO VIVO: TRE convoca Cássio e tucano é diplomado como senador mais votado no pleito de 2010

Após a leitura do voto e a aprovação unânime, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba convocou o tucano e o diplomou Senador da República. Cássio expôs o diploma aos gritos de populares 'demorou mais chegou a hora'

AO VIVO: TRE aprova relatório de recontagem de votos e aponta Cássio como senador eleito

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aprovou por unanimidade o relatório da recontagem de votos emitido pela Secretaria Judiciária, que apontou os candidatos Cássio Cunha Lima e Vital do Rego Filho como os mais votados no pleito de 2010 e portanto os eleitos. A certidão do julgamento ainda destaca que a decisao deve ser emitida imediantamente ao Congresso Nacional

AO VIVO: TRE inicia sessão plenária; diplomação de Cássio deve ser o 1º da pauta

O Tribunal Regional Eleitoral iniciou a leitura da pauta exatamente às 14h42. A apreciação sobre o relatorio da Secretaria Judiciaria dando conta da recontagem dos votos foi o primeiro da pauta. O novo relatório, apontando o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) como o mais votado no pleito de 2010 é o primeiro da pauta. O juiz destacou que após a retotalização, ficou decido que o primeiro coloado Cássio Cunha Lima (PSDB) é o mais votado, seguido do candidato Vital do Rêgo FIlho (PMDB).



AO VIVO: Cássio faz 1ª aparição no plenário do TRE-PB e é ovacionado pela população

O senador Cássio Cunha Lima entrou no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba exatamente às 14h30. Apesar de já estar nas dependencias do Tribunal, o tucano preferiu aguardar o início da sessão para aparecer publicamente. Em sua chegada, Cássio foi ovacionado e aplaudido pelos vários populares e políticos presentes. O tucano preferiu não se pronunciar e se dirigiu diretamente a Mesa do TRE_PB.

O senador destacou que concederá uma entrevista coletiva logo após a diplomação na Corte Eleitoral.


Diogo Cunha Lima marca presença no TRE-PB; Corte está lotada para diplomação de Cássio

O filho mais velho do senador Cássio Cunha Lima, o empresário Diogo Cunha Lima (PSDB) foi uma das figuras do clã Cunha Lima que já marcam presença no Tribunal Regional Eleitoral.

Além do primogênito, várias lideranças políticas lotam o plenário da Corte, entre elas o deptuado estadual Hervázio Bezerra (PSDB), o vice presidente da ALPB, Edmilson Soares (PSB), o prefeito de Picuí, Buba Germano, entre outros.

Há poucos instantes o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), também anunciou que irá prestigiar a diplomação de Cássio. Outro que também já está prestigiando a solenidade é o deputado estadual João Gonçalves (PSDB)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TRE-PB valida os votos de Cássio Cunha Lima e diplomação é na terça


Em pouco mais de 20 minutos, os 1.004.183 votos que Cássio Cunha Lima (PSDB) obteve nas eleições do ano passado para o cargo de senador foram retotalizados, nesta segunda-feira (24), no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PB, a diplomação acontece na sessão da terça-feira (25), às 14h30.
Com a confirmação dos votos, o senador eleito fica apto a ser diplomado, constando a quantidade de votos recebidos e a condição de eleito. Cássio deverá ser diplomado também durante a sessão desta terça-feira (24).
Na última quarta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal rejeitou os agravos impetrados por Wilson Santiago para impedir a posse de Cássio no Senado. A corte mandou que a posse do tucano acontecesse de forma imediata. Na quinta (20) o comunicado foi feito ao Tribunal Superior Eleitoral e na sexta-feira (21), a decisão foi enviada ao TRE-PB.
Neste domingo (23), Cássio retornou à Paraíba. Ele foi recebido por uma multidão de correligionários e eleitores em Campina Grande.
Caso
O ex-governador recebeu 1.004.183 votos para o Senado Federal pela Paraíba nas eleições gerais de 2010. No entanto, o TSE manteve, no dia 18 de novembro de 2010, o indeferimento de seu registro de candidatura por considerar Cunha Lima inelegível com base Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135), uma vez que ele fora condenado por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2006, quando disputou a reeleição a governador.
Diante da decisão do TSE, assumiram as duas vagas no Senado pelo Estado Vital do Rego Filho (869.501 votos) e José Wilson Santiago (820.653 votos). Com a decisão do STF, que determina a posse de Cunha Lima no Senado, José Wilson Santiago, o terceiro colocado, perde a vaga.
Em 1º de dezembro de 2010, o ministro Ricardo Lewandowski encaminhou ao Supremo Tribunal Federal recurso extraordinário interposto por Cássio Cunha Lima contra o acórdão do TSE que manteve indeferido o registro de sua candidatura ao Senado. O Plenário do STF decidiu a questão na quarta-feira (19), determinando a diplomação e a posse do ex-governador da Paraíba no Senado Federal.
Do g1 Paraíba

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cássio Cunha Lima no Senado?


Uma comissão de senadores do PSDB decidiu ir ao STF hoje para conversar com Cezar Peluso sobre a situação de Cássio Cunha Lima. Os tucanos estão incomodados com a demora da Justiça em liberar o caminho de Cunha Lima ao Senado.
A decisão de conversar com Peluso foi tomada ontem, durante reunião da bancada tucana no Senado.
– Houve uma decisão há seis meses. Falta comunicar ao TSE, mas o Joaquim está de licença.
Blog do Robson Pires

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MEC aprova contas de municípios que desviam verbas de merenda


O Globo
Órgão responsável pelo grosso dos repasses do Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) avaliza contas e autoriza liberação de verbas para municípios que fraudam licitações, não comprovam despesas e aplicam incorretamente dinheiro que deveria financiar a merenda e o transporte escolar.
Mesmo quando a Controladoria Geral da União (CGU) aponta as irregularidades, enviando alertas públicos, a autarquia ligada ao MEC dá carimbo de aprovadas a gestões postas sob suspeita ou não se mexe, deixando os casos sem análise.
Não existe legislação obrigando o FNDE a suspender os repasses e seguir o que diz um relatório da CGU, mas o órgão do MEC, segundo auditores, deveria rever seus pareceres ao ficar sabendo que há irregularidades.
Só no Rio, a CGU encontrou problemas nas contas de 35 cidades entre 2003 e 2009, que em alguns casos provocaram falta de comida para os alunos. O FNDE afiançou ou manteve sem apreciação a documentação de 34 delas. Só em uma (Miguel Pereira) houve diligência para verificar a situação.

Vendedor de quebra-queixo é preso com quase um quilo de maconha em Itaporanga

Por Ary Ramalho
Na noite desse sábado, 1º, a Polícia Militar foi acionada para conter um homem que havia ameaçado atear fogo em sua própria casa, com mulher e filhos dentro. A caminho do loteamento Balduino de Carvalho, onde a família reside, por volta das 22h30, os policiais encontraram o acusado, Damião de Freitas, de 45 anos, que estava em uma bicicleta e tentou fugir pedalando, mas foi facilmente alcançado.

Durante revista no homem, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha em um dos bolsos de sua calça. No entanto, a maior parte da droga, mais de 700 gramas, estava em um local pouco suspeito: dentro de uma caixa presa ao bagageiro da bicicleta onde ele carrega os potes de quebra-queixo que vende na cidade.

Recolhido a uma cela da delegacia, ele foi indiciado por tráfico pelo delegado Cristiano Santana e encaminhado para a cadeia pública. O acusado disse que havia encontrado a droga durante uma pescaria no rio e que a utilizaria para consumo próprio.

Casado e pai de três filhos, o homem também informou já ter sido preso por furto de um motor, e disse que sustenta a família fazendo e vendendo quebra-queixo, doce típico de nossa culinária: um produto que é feito de coco e açúcar, pegajoso e tão duro que não poderia ter nome mais apropriado. Mas indigesta mesmo será a vida do doceiro daqui para frente. Se condenado, ele está sujeito a uma pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.

A prisão do acusado foi efetuada por um patrulha comandada pelo sargento Viana e integrada pelos cabos Fonseca e Melquiades. 

sábado, 1 de outubro de 2011

Cássio ganhará título de cidadão Ararunense .. Em breve


Aliado antigo de Cássio Cunha Lima em Araruna, terra natal de José Maranhão, o vereador Flávio Costa irmão do Secretário Executivo da FAC e cabeça da opisição Vital Costa, sempre teve o sonho de fazer do ex-governador cidadão ararunense.
 
A intenção de Flávio Costa nunca teve chance de prosperar, pelo fato da oposição sempre ter na Câmara minoria. No entanto, quando o vereador apresentou requerimento sugerindo a concessão do Título de Cidadão de Araruna para Cássio Cunha Lima.
 
É que a bancada de oposição na Câmara de Araruna, composta por nove vereadores, está com a maioria na primeira vez da história da cidade. Seis dos nove vereadores estão na oposição à prefeita Wilma Maranhão, irmã do ex-governador Maranhão.
 
O requerimento será votado na próxima semana. E será, certamente, a primeira derrota que a oposição aplicará na prefeita Wilma.
 
Para Maranhão, ver a Câmara fazer de Cássio Cidadão de Araruna é o mesmo ver o Brasil fazendo do argentino Maradona mascote da Copa de 2014.

Luís Torres

O STF e a sociedade


Merval Pereira, O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem pela frente pelo menos três julgamentos que o colocarão no centro das atenções da opinião pública: o que definirá o poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de punir e fiscalizar juízes, tema que provavelmente voltará à pauta na próxima quarta-feira; o da constitucionalidade da lei do Ficha-Limpa, e o do mensalão.
Os casos do CNJ e do Ficha-Limpa tem semelhanças, já que são representações do anseio da sociedade por uma atuação ética e eficiente do Legislativo e do Judiciário. O caso do mensalão é o maior escândalo de corrupção política já ocorrido no país, que, segundo o Procurador-Geral da República, colocou em risco o próprio regime democrático brasileiro.
O que parecia ser uma tendência majoritária do Supremo contra a capacidade do CNJ de julgar e eventualmente punir juízes, independente da ação das corregedorias regionais, já não parece ser tão majoritária assim, diante da reação negativa da opinião pública, e procura-se uma saída para não esterilizar a ação do CNJ em benefício de um corporativismo que está na raiz da criação do próprio Conselho.
E está também na origem do desentendimento entre o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo e do CNJ, e a corregedora Eliane Calmon, que em entrevista disse que havia bandidos protegidos pela toga.
As palavras fortes de Eliana Calmon surgiram como pretexto para fragilizar o CNJ, do qual ambos fazem parte, quando o fulcro da questão era outro. 

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fábio Faria fala sobre o PSD

Na manhã desta sexta-feira (30), o deputado federal Fábio Faria falou sobre a criação do Partido Social Democrático (PSD) em entrevista ao Bom Dia RN, na InterTV Cabugi. Durante a conversa com a jornalista Érika Zuza, o parlamentar falou sobre as orientações da nova legenda.
“O PSD nasce em total sintonia com o governo do Estado, por ter como presidente o vice-governador, Robinson Faria, e também com o governo Dilma Rousseff. Até ontem a bancada já contava com 50 deputados federais, que vão trabalhar para apoiar os projetos em prol do Brasil, a partir da interação com a população, sem decisões tomadas somente de cima pra baixo”, ressaltou Fábio, que será vice-líder do PSD na Câmara. Segundo o deputado, por ter como presidente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o partido terá uma ideologia municipalista, de apoio aos projetos das cidades.
Sobre participação do novo partido no pleito de 2012, Fábio Faria lembrou que o prazo para filiações vai até o dia 7 de outubro. “O PSD ficou pronto na última terça-feira, temos um prazo curto, mas estaremos fazendo filiações durante todo o fim de semana, e acredito que até a próxima quarta-feira todos já estejam filiados aqui no Rio Grande do Norte”. Já deputados federais e estaduais, senadores, e governadores, que só disputarão as eleições em 2014, ainda terão 30 dias para concretizar a filiação.

Por Blog do Robson Pires

Vaccarezza diz que PSD vai para reuniões da base aliada

 O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta quinta-feira que pretende convidar o PSD para participar das tradicionais reuniões dos partidos da base aliada, realizadas às terças-feiras. Vaccarezza disse que vai conversar com o líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), e que o a sigla seria um "participante-convidado" dos almoços. Para o líder governista, a presença do PSD em Plenário será importante.

Por Blog do Noblat

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeita de Araruna,PB só conta com 3 vereadores na câmara. E agora?

Com a filiação do ex vice-prefeito de Araruna Marcelo Cordeiro, e apoio a pré-candidatura de Vital Costa, é possível definir que sua esposa e vereadora ficará na oposição.

Fazendo a contagem a Prefeita Wilma Maranhão que sempre se acostumou com maioria na Câmara dos vereadores, agora tem que começar a se acostumar com a idéia de minoria.

Vereadores que apoiam a base aliada de Wilma Maranhão;
Dorotéia de Lourdes, Francisco Ednaldo e Iran Pontes do Nascimento.


Já contam 6 vereadores contra a base aliada da Prefeita;
Adailson Bernardo, Antonio Natanael, Ana Lucia Cordeiro, Luis Martiniano, Jerffeson Targino e Flavio Costa

Oposição de Araruna se fortalece cada vez mais

Em um restaurante da capital da Paraíba, a oposição de Araruna se fortalece cada vez mais.
Pela foto abaixo, podemos ver uma possível aliança do Secretário Executivo da Fac Vital Costa com o ex Prefeito de Araruna Availdo Azevedo.

Na foto da esquerda para a direita, Luís Martiniano presidente da Câmara dos vereadores de Araruna, Availdo Azevedo, Marcelo Cordeiro e Vital Costa

Observação: A atual prefeita Wilma Maranhão foi quem apoiou a candidatura de Availdo, e agora, consequentemente com ela na gestão, Availdo vendo que foi passado para trás pela Prefeita, se voltou contra a mesma.


Trazendo transtornos para os Maranhistas de Araruna,PB. 
Já que, agora rondam rumores de  uma entrevista da Prefeita a Rádio Serrana de Araruna, na qual atribui o fiasco ta atual gestão a Availdo Azevedo.

Araruna,PB: Marcelo Cordeiro se filia ao PP e apoia pré-candidato a prefeito Vital Costa

Marcelo Cordeiro ex vice-prefeito de Araruna, deixa PMDB e deixa claro com quem esta, nesta quinta-feira (29/09/2011) o mesmo se filiou ao PP (Partido Progressista) orientado por Enivaldo Ribeiro que é Presidente Estadual do PP na Paraíba, durante a filiação esteva presente o Secretário Executivo da Fac, e a principal cabeça da oposição de Araruna, Vital Costa.

No qual Marcelo Cordeiro declarou apoio a Vital Costa para  a sua pré-candidatura a prefeito nas eleições de 2012.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Natal deve ganhar estrutura de telecomunicações para a Copa de 2014


Por Robson Pires
Cumprindo agenda administrativa em Brasília (DF), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, esteve reunida, na manhã desta quarta-feira (28), com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva. Durante o encontro realizado na Esplanada dos Ministérios, a chefe do Executivo Municipal e o ministro trataram assuntos relativos à Copa do Mundo de 2014 na área das telecomunicações.
Na ocasião, o ministro Paulo Bernardo informou à prefeita que as 12 cidades-sede do Mundial da Fifa irão ter prioridade na instalação do sinal para celulares mais modernos de 4ª geração. Além disso, as sedes da Copa também receberão uma estrutura de telecomunicação específica para o evento mundial, uma vez que durante este, as cidades receberão emissoras de televisão e rádio de todas as partes do mundo. Neste contexto, Natal também contará com um sistema de fibra ótica que irá possibilitar a instalação da rede wireless nos principais pontos turísticos da cidade.
Em relação à estrutura de telecomunicação para a Copa, serão investidos R$ 200 milhões para as 12 cidades-sede até 2014. Deste montante, R$ 82 milhões já serão utilizados no próximo ano. Além da prefeita, também participaram da audiência, o senador Paulo Davim, o deputado federal Paulo Wagner e o vereador Albert Dickson.

TSE aprova registro do PSD de Kassab


Por Débora Santos, do portal G1. Comento no próximo post.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão, por 6 votos a 1, permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012. Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Contra, apenas o ministro Marco Aurélio Mello. Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade.

O advogado do DEM, Fabrício Medeiros, disse que vai recorrer contra a criação do PSD no Supremo Tribunal Federal (STF). Diante de denúncias de fraudes na coleta de assinaturas de apoio de eleitores, que marcaram o processo de nascimento do PSD, a nova sigla corre também o risco de ter seu registro impugnado caso alguma irregularidade seja comprovada na Justiça. O julgamento foi retomado nesta terça a partir do voto do ministro Marcelo Ribeiro, que havia pedido vista na última terça-feira (22). O impasse se criou diante das dúvidas de alguns ministros quanto à autenticidade das assinaturas de apoio, exigidas por lei e alvo de questionamentos durante o processo de registro.
A lei exige a assinatura de no mínimo 491 mil eleitores e o PSD apresentou 538.263 assinaturas, porém divididas em listas autenticadas apenas por cartórios eleitorais e outras que foram consolidadas por TREs.A dúvida se dava porque a Lei dos Partidos, de 1995, determina a comprovação do apoio por meio dos cartórios eleitorais, mas uma resolução, editada pelo TSE no ano passado, determina que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) devem emitir documentos para comprovar que o partido obteve o apoio necessário. Mas a maioria dos ministros entendeu que as assinaturas certificadas apenas por cartórios deveriam ser aceitas porque a lei permite.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PB: Policia militar no Vale do Piancó faz apreensão de mais de 51 kg de maconha


Por Blog do Ary Ramalho

A policia militar da cidade de Conceição no Vale do Piancó conseguiu apreender mais de 51, Kg de maconha. O fato ocorreu na manhã deste domingo 25, as 6:ooh, quando a equipe do sargento Juvenil se preparava para fazer as rondas de rotina pela cidade, quando recebeu um telefone do hospital distrital, Casula leite em Conceição, para averiguar os dados de um acidente com uma pessoa com o nome de Daniel Bruno Cavalcante Nunes de 29 anos natural da cidade de Campina Grande, a policia militar ao chegar ao hospital encontrou Daniel Cavalcante Nunes com vários ferimentos pelo corpo, poucos minutos depois, chegou ao hospital seu comparsa por nome de Damião de Sousa Assis de Campina Grande. De acordo com o sargento Juvenil ao perguntar pelo documento do veiculo do acidente, Damião de Sousa Assis não soube explicar, onde se encontrou entrando em contradição, foi quando foi enviado para o batalhão de policia de Itaporanga o pedido para averiguar os dados dos dois homens, onde foi constatado que um deles já tinha passagem pela policia por tráfico de drogas. Foi quando Damião de Sousa Assis foi conduzido até a DP e Lá resolveu revelar onde estaria o carro, ao chegar à cidade de Diamante já por volta das 11 da manha a policia foi surpreendida com uma grande quantidade de drogas que se encontrava no interior do veiculo, um celta preto placa MNL 5465 de Campina Grande, onde se encontrava 51, kg de maconha, distribuído em três sacos. A droga que possivelmente teria vindo do Pernambuco, foi trocado por um veiculo corça. O destino da droga era a cidade de Campina Grande, onde a droga já estava pronta para o consumo. O carro que continha à
droga era um veiculo locado. No carro não foi encontrado armas, quanto ao acidentado foi encaminhado para o hospital da cidade de Patos, onde se encontra internado com estado de saúde regular. Na operação contaram com o apoio do capitão Helder, soldado Oliveira, soldado Valdeir, cabo Aécio e o sargento Juvenil.
jUNIOR VIRIATO

Arquivo do blog