quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula elogia Dilma e diz que continuará na política

 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (28) que a presidente eleita, Dilma Rousseff, vai surpreender por sua capacidade de comandar. A declaração foi feita na coluna semanal "O presidente responde". Esta é a última coluna que o presidente escreve, pois ele deixa o cargo no dia 1º de janeiro.

Em sua última coluna, além de elogiar Dilma, Lula disse que não deixará de fazer política após deixar a presidência. "Deixar de fazer política, para mim, seria o mesmo que deixar de me alimentar ou respirar. Não, essa hipótese de abandonar a política não existe. Eu não posso jogar pela janela a experiência acumulada de fazer um governo que é considerado muito bem-sucedido", afirmou.
Na coluna, o presidente disse que deseja levar a países pobres da América Latina e da África "os modelos que nós construímos de combinar o crescimento econômico com políticas eficazes de transferência de renda". Lula afirmou ter muita energia para ajudar os países pobres.
Lula afirmou ainda que atuará para viabilizar as reformas política e tributária e que pretende viajar pelo país, repetindo um modelo semelhante ao das caravanas da cidadania, realizadas entre 1991 e 1994, quando era candidato à Presidência da República e percorreu 91 mil quilômetros. "Quero verificar o que nós construímos nestes oito anos de mandato", afirmou.
Um leitor perguntou ao presidente se governar o Brasil era como dirigir um caminhão carregado de abacaxis. "Gostei muito da comparação. Porque o abacaxi é uma das frutas mais saborosas que eu conheço. Pois é, o Brasil é isso, um caminhão carregado de coisas muito boas, positivas, cercadas de outras negativas. Felizmente, nós estamos conseguindo iniciar o processo de retirada das cascas e dos espinhos, ou seja, de começar a eliminar as desigualdades sociais", respondeu.
Lula concluiu agradecendo aos leitores da coluna, publicada desde junho de 2009 em dezenas de jornais cadastrados pelo governo federal. Toda semana, o presidente respondia três perguntas de leitores relacionadas às políticas públicas.

Naiara e Opinião

O recado já foi dado, e que 2014 venha para Lula vim com força.!!

domingo, 26 de dezembro de 2010

O que é Democracia representativa?


Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembléia da República

O conceito moderno de democracia é dominado pela forma de democracia eleitoral e plebiscitária majoritária no Ocidente, a que chamamos democracia liberal ou democracia representativa. Apesar de sua aceitação generalizada – sobretudo no pós-Guerra Fria - a democracia liberal é apenas uma das formas de representação balanceada de interesses, compreendida num conceito global de isonomia. A moderna noção de democracia se desenvolveu durante todo o século XIX e se firmou no século XX e está ligada ao ideal de participação popular, que remonta aos gregos, mas que se enriqueceu com as contribuções da Revolução Francesa, do Governo Representativo Liberal inglês e, finalmente, da Revolução Americana, que foram experiências de libertação do Homem e afirmaram da sua autonomia.

Arquivo do blog