sábado, 28 de janeiro de 2012

Ressaca marítima causa estragos em Ponta Negra. (Natal,RN)

A ressaca marítima que atingiu a praia de Ponta Negra ao longo desta semana causou estragos e se tornou motivo de preocupação aos donos de quiosques instalados na orla. A força com a qual as ondas quebram no calçadão provocou a erosão do banco de areia e expôs o alicerce de uma trecho de aproximadamente 10 metros nas proximidades do Quiosque 7. Um poste de iluminação elétrica e um dois coqueiros correm o risco de cair, caso a estrutura de concreto e pedras graníticas que sustentam o passeio público não suportem o impacto da força das águas. 
Frankie MarconeComerciantes tentam proteger quiosques com sacos de areia. Janeiro e fevereiro são meses de marés altasComerciantes tentam proteger quiosques com sacos de areia. Janeiro e fevereiro são meses de marés altas

É nos meses de janeiro e fevereiro que, historicamente, ocorrem as marés mais cheias e revoltas. De acordo com informações de funcionários do quiosque, o mar começou a atingir o calçadão no início da semana. "Na quarta-feira, o buraco começou a se formar e nós chamamos o Corpo de Bombeiros que isolou a área. De ontem para hoje (da madrugada de quinta para sexta-feira), a situação piorou", relatou o garçom Felipe.

Ao longo da praia, a maioria dos donos de quiosques mais próximos da linha da maré, colocou sacos com areia para amortecer o impacto das ondas. Em alguns pontos, porém, o esforço parece não surtir efeito. Vários trechos do calçadão estão com a estrutura de sustentação exposta. A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros esclareceu que o serviço de responsabilidade do órgão foi feito, que era justamente isolar a área em torno do Quiosque 7 para evitar acidentes. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi procurada para informar quando os técnicos da pasta fariam uma visita ao local para determinar como a área seria recuperada. A assessoria de imprensa, entretanto, não retornou as ligações realizadas pela reportagem para prestar esclarecimentos sobre o problema apresentado.  

Em outro ponto da praia, trabalhadores iniciavam as medições para dar andamento aos reparos no Quiosque 15. Na terça-feira passada, toda a estrutura em torno do imóvel ruiu. Por pouco, o quiosque não desabou. As informações a respeito do incidente ainda não convergem para uma única causa. De acordo com o proprietário do quiosque, Alessandro Alves, o rompimento de uma tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), provocou o desabamento da estrutura de sustentação do comércio. A assessoria de imprensa da Caern afirmou que o relatório técnico ainda não havia sido finalizado mas, mesmo assim, a Companhia autorizou que a empresa de engenharia terceirizada, Canteiro Construções, a iniciar os reparos no empreendimento. 

Créditos: Tribuna do Norte

Maranhão confessa que quase cai na mesma "tentação" de Ricardo Coutinho


Maranhão confessa que quase caiu na mesma tentação que RC, mas recuou
O ex-governador da Paraíba e pré-candidato a prefeitura de João Pessoa, José Maranhão apesar das críticas ao atual governador, Ricardo Coutinho, em relação à suposta compra de avião por parte do Governo, deixou escapar que também ficou tentado a fazer a mesma aquisição durante sua gestão.

Não vejo a menor necessidade da compra dessa aeronave agora. Eu também fui tentado”, foi esta a frase utilizada pelo ex-governador, que se perdeu nas palavras e esqueceu-se de justificar a razão de ter recuado, ao invés disso apenas disse: “Inclusive porque tendo maior sensibilidade e conhecimentos práticos e teóricos sobre a questão do tráfego aéreo e do avião como meio de transporte”.

Continuando seu discurso sobre o meio de transporte aéreo, Maranhão explicou que as pessoas lhe cobraram a efetivar a compra, visto que, apesar dele já possuir uma aeronave, esta era um “projeto fora de linha e por isso de problemática manutenção, já que, torna-se difícil encontrar peças para reposição”.
Retomando as críticas, Maranhão ironizando questionou como se pode comprar “aeronaves faraônicas” sendo que “o momento apresentado pela administração é de dificuldade, de fazer economia em cima dos servidores do estado, contingenciando inclusive os pagamentos do beneficios de algumas categorias”.
O ex-governador além de lançar a seguinte pergunta: “Por que comprar um avião de 8, 10 ou 30 milhões, se estão querendo fazer tanta economia?”, ainda resolveu colaborar com seu adversário político e deu a sugestão de Ricardo contratar uma empresa de táxi aéreo da cidade de Imperatriz do Maranhão, a qual cobraria “apenas 30% do que será gasto de manutenção”.



Créditos: MaisPB

Dilma Rousseff nomeia novo diretor do DNOCS

A presidente Dilma Rousseff nomeou hoje Ramon Flávio Gomes Rodrigues, cearense, assessor direto do governo Cid Gomes (PSB), para exercer interinamente o cargo de Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), no lugar de Elias Fernandes, que deixou o cargo após denúncias de irregularidades.
Se depender do PSB cearense, a interinidade Rodrigues no cargo logo durará pouco. O grupo do governador Cid Gomes pleiteia mantê-lo na função como titular. A disputa será acirrada entre os socialistas e o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) pela vaga.
Henrique quer à todos custo indicar o engenheiro Dâmocles Trinta para assumir o lugar deixado pelo seu afilhado político Elias Fernandes, como noticiamos em post mais abaixo.
Robson Pires

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Acidente deixa 4 mortos em Passa e Fica, colisão de Blazer com caminhão

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Estadual encontraram uma garrafa de cachaça dentro da Blazer que se envolveu em um acidente com um caminhão por volta das 13h30 desta sexta-feira (27) na RN-093, no município de Passa e Fica. Não há confirmação oficial de que o motorista do veículo estivesse alcoolizado.
Rodrigo SenaAcidente vitimou os quatro passageiros da Blazer

O acidente entre o caminhão de placa MNZ - 2557, que estava carregado de frutas e verduras, e 

uma Blazer, de cor verde escuro e placa BXL-5434,  ocorreu na saída Passa e Fica e que liga  a cidade à Tangará, na proximidades do parque de vaquejada da cidade.


Os nomes das vítimas já foram confirmados. O motorista Ivonildo do Nascimento Lima, 42, e os passageiros Joselho André de Silva, 38, Mônica Bezerra do Vale, 31 e Fancineide Pereira Costa, 42, foram as vítimas fatais. As duas pessoas que estavam no caminhão saíram do local após o acidente. Não há informações sobre o estado de saúde deles.



Em contrapartida, as pessoas que estavam dentro da Blazer ficaram presas às ferragens e o Corpo de Bombeiros teve de ir até o local. O  corpo do motorista do veículo, Ivonildo do Nascimento Lima, só conseguiu ser retirado das ferragens pelos bombeiros por volta das 17h. 



As primeiras informações apuradas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE dão conta de que o motorista da blazer invadiu por um instante a contramão da pista, o suficiente para colidir de frente com o caminhão.


O Instituto Técnico-Científico da Polícia (Itep) foi ao local para fazer o recolhimento dos corpos das vítimas.


Créditos: Tribuna do Norte

Arquivo do blog