sábado, 18 de junho de 2011

FHC, o presidente mais importante da história do Brasil, faz 80 anos hoje

O Brasil teve dois presidentes da República realmente fundamentais para a sua história: Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardozo. O primeiro descobriu o poder do estado na definição dos rumos de um país; o segundo, o poder da sociedade. Essas coisas não são um campeonato, mas, se eu tivesse de escolher, é evidente que ficaria com FHC. Com ele, não só o Brasil criou os marcos fundamentais para ocupar um lugar de destaque entre as economias emergentes como viu avançar o controle democrático do poder e do estado.
Na sexta-feira, dia 10, estive na Sala São Paulo, na festa que comemorou os seus 80 anos. FHC está de bem com a vida, feliz, ciente do seu legado e atento aos desafios presentes, com a lucidez de sempre. Fez uma brevíssima saudação aos convidados, exaltando, uma vez mais, a tolerância, a civilidade e a alegria de viver. Tendo prestado um enorme serviço aos brasileiros e ao Brasil, ele nos lembra que podemos, sim, ter um bom futuro.
Curiosamente, ou até por isto, o mais importante presidente da nossa história sofreu um tentativa de desconstrução inédita, com uma virulência como jamais se viu. Nem mesmo a ditadura avançou contra a herança do regime deposto pela “revolução” com a violência retórica com que Luiz Inácio Lula da Silva atacou o seu antecessor — nada menos do que o líder que havia posto fim ao ciclo da superinflação, que havia estabelecido os fundamentos do equilíbrio macroeconômico, que havia vencido alguns entraves históricos ao desenvolvimento. Não só isso: criou e consolidou as bases dos programas sociais no país, que, bem…, o Lula de oposição, ele sim!, chamava de “esmola”, o que está documentado em vídeo. O Apedeuta referia-se aos programas reunidos no Bolsa Família.
Oito anos de ataques implacáveis, sustentados pela mais poderosa máquina de propaganda jamais montada no país! Lula contou, ainda, com o auxílio pressuroso de setores da imprensa e do colunismo adesista, que se referiam — e alguns o fazem até agora — à “privataria” da era tucana, à “ruína” do governo FHC, ao “neoliberalismo” e a fantasias várias para tentar minimizar o papel definidor que o “homem do Real” teve na história do país.
Até ontem à noite, que se soubesse, Lula ainda não havia dado os parabéns àquele que tem a pretensão de ter como rival. Talvez não o faça. O misto de arrogância e insegurança intelectual do petista o impede de reconhecer a obra alheia, a grandeza alheia e até a gentileza alheia. Só conhece a prepotência e a subserviência. Não podendo se impor ao antecessor sob qualquer critério que se queira, então se sente diminuído — e, por essa razão, ataca.
Lula e o PT precisavam criar a farsa da ruptura com o passado para que seu projeto ganhasse identidade. Em certa medida e por um bom tempo, foram bem-sucedidos, ficando para a história o papel de fazer justiça a FHC, o que, de certo modo, já começou a acontecer, mas não sem revelar, contraditoriamente, um traço de morbidez do processo político brasileiro. Explico daqui a pouquinho.
Qualquer reconstituição minimamente honesta da história do país dos últimos 16 anos há de distinguir o homem que quebrou paradigmas e fundou a novidade daquele que teve, sim, o mérito de não tentar surfar contra a onda; há de distinguir o reformador fundamental do estado daquele que o submeteu, em muitos aspectos, a uma involução; há de distinguir o que atuou de olho no futuro daquele que buscou reescrever o passado. FHC sabe que lugar há de lhe reservar a história. E Lula também. E só por isso o tucano é capaz de reconhecer méritos no governo do petista, mas o petista jamais será capaz de reconhecer méritos no governo do tucano.
Em entrevista ao Correio Braziliense, FHC especulou, com algum humor, que Lula talvez tenha algum “problema psicológico” com ele. Tem, sim!, e já escrevi a respeito. Uma história sentimental do petista vai revelar o homem que se construiu eliminando os que o antecederam.
No sindicato, destruiu a velha-guarda na qual se ancorou para subir; no movimento sindical nacional, esmagou antigas lideranças para se tornar o grande líder; na esquerda, tratou com menosprezo ícones do pré-64, como Leonel Brizola (que o chamava de “sapo barbudo”) e Miguel Arraes; no próprio PT, desmoralizou todos aqueles que, ainda que minimamente, ousaram desafiá-lo. Não por acaso, no filme hagiográfico “O Filho do Brasil”, permitiu que o “pai” — refiro-me à entidade freudiana — fosse morto uma vez mais. Lula só sabe existir destruindo. Sua identidade estava, em sua cabeça ao menos, em ser um anti-FHC. De maneira escancarada, sempre fez questão de opor a sua ignorância à sabedoria do outro, destacando que ignorância é força. O esforço, no entanto, e já há sinais evidentes disso, vai se revelando inútil. À medida que o tempo passa, a obra de FHC se agiganta.
Estado mórbidoAqui e ai já se começa a fazer justiça a FHC — de modo mais acentuado depois que a presidente Dilma Rousseff destacou o papel do tucano na estabilidade econômica e seu espírito democrático.  Pois é… A mensagem da presidente parece ter, sei lá, destravado as consciências ou, ao menos, liberado setores da imprensa para reconhecer o óbvio. “Se até Dilma está dizendo, então deve ser mesmo verdade…” A “PeTite aguda” é uma doença do espírito que subordina a inteligência a comandos puramente ideológicos, a despeito dos fatos. É um estado mórbido — e o principal sintoma desse mal é a falta de independência.
Mas deixemos essa gente pra lá. FHC faz 80 anos. Vida longa àquele que nos libertou da condenação ao atraso e soube enxergar, contra a metafísica então influente da política brasileira, que a chave dessa libertação estava em pôr mais sociedade no estado, em vez de mais estado na sociedade.
Parabéns, presidente Fernando Henrique Cardoso!
Por Reinaldo Azevedo

Conheça os benefícios das comidas típicas de São João


Junho é mês de festas e, é claro, de mesa farta. A tradição das delícias juninas inclui principalmente doces: pé-de-moleque, canjica e bolo de fubá são alguns dos exemplos mais conhecidos. Aliás, milho e amendoim são ingredientes comuns nas receitas típicas.
Junto ao consumo de doces, vem a preocupação com a balança – e com a saúde. Por isso é importante saber a característica de cada alimento antes de consumi-lo. O G1 entrevistou a nutricionista Kátia Terumi Rodrigues, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, para explicar a característica das comidas típicas.
No inverno, o gasto calórico aumenta naturalmente. No frio, o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Por isso, o consumo aumenta em cerca de 300 calorias (kcal) por dia. “Às vezes, a pessoa se sente culpada por ter mais fome no inverno, mas isso é fisiológico”, aponta a especialista. Logo, algumas calorias a mais não implicam ganho de peso.
Carboidratos
O milho é a base das receitas de pamonha, bolo de fubá, pipoca e canjica. É um carboidrato – assim como o arroz, o pão, a batata e o macarrão –, o que significa que é uma boa fonte de energia para o corpo. Porém, se a pessoa exagerar, pode engordar sim. Além disso, o milho é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino.
Outro carboidrato bastante consumido no período é a mandioca, base da tapioca e do biscoito de polvilho. Tem as mesmas características energéticas do milho, mas não é tão rica em fibras.
Gorduras vegetais
O amendoim e o coco aparecem em muitos doces tradicionais, como o pé-de-moleque e a cocada. Os dois aparecem também na receita da canjica, dependendo de variações regionais. Ambos são ricos em gorduras vegetais.
Por serem gordurosos, esses alimentos são mais calóricos que o milho e a mandioca. Um grama de gordura contém 9 kcal; nos carboidratos, há 4 kcal/g. Por isso, eles tendem a engordar mais, caso essas calorias não sejam gastas, aponta a nutricionista.
No entanto, as gorduras vegetais não são tão perigosas quanto as animais para o sistema cardiovascular. Ao contrário, são até benéficas. Elas ajudam a aumentar a taxa de HDL, o chamado colesterol bom.
Substituições
O açúcar presente em todos os doces é um carboidrato de absorção rápida. Ele aumenta o nível de glicose no sangue, e seu excesso sobrecarrega o metabolismo, ou seja, a pessoa tende a engordar.
Já o leite, usado na canjica, por exemplo, é rico em gorduras e proteínas, por ser um alimento de origem animal. Faz aumentar o LDL, o colesterol ruim. Por outro lado, é a melhor fonte de cálcio, além de ter vitamina B12, essencial para evitar a anemia.
Nos dois casos, a substituição de ingredientes é possível. No lugar do açúcar, é possível utilizar o adoçante, que tem menos calorias. Outra opção para quem quer evitar o aumento de peso é usar o leite desnatado, em vez do integral. A quantidade de gordura cai, mas as propriedades benéficas permanecem no leite desnatado.
Já a canela, condimento que aparece em vários doces, “não tem propriedades nutricionais expressivas”, segundo Kátia Terumi Rodrigues. Apesar de terem proteínas e colesterol, Os ovos usados nos bolos também não trazem influência significativa, pois aparecem em quantidade muito pequena.
Bebidas alcoólicas
Por causa do frio, existe o consumo tradicional de bebidas alcoólicas aquecidas. O quentão, feito com cachaça, gengibre e canela, é uma dessas receitas.
“A bebida destilada faz elevar pressão e dá a sensação de aquecer o corpo”, diz a nutricionista.
Por isso, o quentão tem mais energia que o vinho quente – por ser destilada, a cachaça tem cerca de 40% de álcool, e o vinho, que é fermentado, tem cerca de 12%. Assim como o açúcar, o álcool é bastante calórico. Quanto maior é o teor alcoólico de uma bebida, mais calórica ela é.
Além disso, o vinho é rico em antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento. Dependendo das frutas adicionadas à receita, outras propriedades podem ser adicionadas. O vinho ainda faz bem ao sistema cardiovascular, desde que consumido com moderação.

Do G1

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PB: Bombeiros vão usar mais de mil homens durante o período junino


O Corpo de Bombeiros da Paraíba deve utilizar um efetivo de aproximadamente mil homens durante o período junino. O anúncio foi feito pelo coronel Jair Carneiro de Barros, comandante da corporação. O plano de segurança já está em execução em Campina Grande, onde se realiza o ‘Maior São João do Mundo’.
De acordo com o plano, as cidades onde ocorre a maior concentração de pessoas, tais como Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Sousa, Catolé do Rocha, entre outras, vão contar com a participação de todo o efetivo dos batalhões das áreas. “Todo material será disponibilizado para o atendimento à população”, garantiu o coronel Jair.
Além do pessoal que estará nos locais dos eventos, a população tem à disposição o telefone 193 em casos de emergência.
O Corpo de Bombeiros alerta que a população, nesse período, deve redobrar os cuidados com os fogos de artifício, principalmente aqueles que serão utilizados por crianças. Panfletos que orientam a população no cuidado com a sua utilização serão distribuídos pelos bombeiros.
No local destinado a venda de fogos de artifício em João Pessoa, próximo ao estádio “Almeidão”, há 21 barracas. Lá o Corpo de Bombeiros está mantendo um ponto base nos finais de semana e a partir da segunda-feira (20) o plantão será diário.

Créditos: Secom-PB

Empregados domésticos ganham mais proteção

Delegados de 183 membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovaram, nesta quinta-feira, normas internacionais para tentar melhorar as condições de trabalho para cerca de 53 milhões de trabalhadores domésticos no mundo. Agora, cabe aos governos ratificar a convenção para que entre em vigor em cada país.
Com 396 votos a favor, 16 contra (alguns países africanos e asiáticos) e 63 abstenções, a Convenção 189, que é tratado internacional, foi aprovada pelos delegados. Já a Recomendação 201, cuja função será dar orientações mais detalhadas sobre a implementação das normas, recebeu 434 votos favoráveis, 8 contra e 42 abstenções.
As novas normas da OIT preveem que os milhões de empregados domésticos no mundo tenham os mesmos direitos básicos de outros trabalhadores, incluindo horário regular, descanso semanal de pelo menos 24 horas consecutivas, limite para pagamentos em espécie, informações claras sobre os termos e condições do emprego e respeito pelos princípios e direitos fundamentais no trabalho, incluindo liberdade de associação e negociação coletiva.
Créditos: Blog do Noblat

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Liberada pelo STF a Marcha da Maconha

Em julgamento na tarde desta quarta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a realização da 'Marcha da Maconha' --evento que reúne, em diversas cidades brasileiras, manifestantes favoráveis à legalização da droga.

Até as 19h50, 6 dos 8 ministros haviam seguido o voto do relator, Celso de Mello, que considerou que proibir realização da marcha contraria os direitos constitucionais da liberdade de expressão e de reunião .

Votaram nesse sentido os ministros Luis Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Ayres Britto, além da ministra Ellen Gracie, a última a votar.

Faltam ainda os votos dos ministros Cézar Peluso e Marco Aurélio. Os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes estão ausentes da sessão e Antônio Dias Toffoli é impedido de participar do julgamento.



Créditos: Bol notícias

PB: Governo do Estado promove Seminário sobre a Pedra da Boca

A melhoria da infraestrutura turística do Parque Estadual da Pedra da Boca, no município de Araruna, será discutida durante seminário a ser realizado em setembro deste ano. O evento ficou definido durante reunião nesta terça-feira (14) da presidente da PBTur, Ruth Avelino, com representantes do Sebrae, do Parahyba Convention Bureau de Campina Grande, da Câmara Municipal de Araruna, além de proprietários de pousadas e restaurantes de Araruna, que fica a 153 km de João Pessoa.
Após a reunião, uma comitiva dos participantes da reunião visitou o Parque. Na ocasião, Ruth Avelino conversou com integrantes da Associação dos Condutores e Montanhistas da Pedra da Boca para ouvir sugestões de melhoria da estrutura do local. A principal reivindicação dos praticantes de esportes radicais foi de que o parque precisa de uma via de acesso pavimentada, além de fiscalização dos órgãos de preservação ambiental.
“Tínhamos agendada essa reunião desde fevereiro com o Sebrae de Araruna. É importante visitar os atrativos turísticos e conhecer pessoalmente toda a estrutura, e ouvir sugestões dos profissionais que trabalham, atuam e vivem no local”, disse a dirigente da PBTur.
Ela disse que o seminário de setembro vai reunir órgãos estaduais (Sudema, PBTur, SETDE, DER), municipais, Sebrae-PB e iniciativa privada para discutir melhorias para o Parque Estadual. Ruth Avelino disse que está claro que são necessárias ações imediatas para facilitar o acesso dos turistas ao local e sinalização nas estradas, além de definir ações administrativas no parque.

Créditos : Secon

PB: Três prefeitos terão que devolver mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos

Os prefeitos Marcus Odilon, de Santa Rita, e João Bosco de Cavalcante, de Serra Grande, e o ex-prefeito de Esperança, João Delfino Neto, terão que devolver, juntos, mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Os três tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (15). Das decisões ainda cabem recursos.

Por não fornecer informações solicitadas pelo TCE para instrução de processo decorrente de denúncia de mau uso do dinheiro público, o prefeito Marcus Odilon foi condenado a devolver R$ 253.368,36 aos cofres públicos. A relatoria do processo foi de Antonio Gomes Vieira Filho.


Autor da denúncia, o ex-vereador Clóvis Alves de Oliveira Filho disse ao Tribunal que o prefeito de Santa Rita pagou, irregularmente, ao credor Carlos Antonio dos Santos por contratação de serviços que não foram realizados. Entre o serviços contratado, estariam shows, fornecimento de material de construção e remoção de grades de ferro da Praça de Eventos da cidade. Citado, por duas vezes, o prefeito Marcus Odilon não compareceu aos autos para os devidos esclarecimentos. Poderá fazê-lo, agora, se recorrer da decisão.


Já o prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante, teve as contas de 2008 reprovadas em razão da não comprovação de gastos com combustíveis, contratação de assessoria técnica e jurídica em valores desproporcionais e despesas de pessoal pagas em duplicidade. Agora, ele dispõe do prazo de 60 dias para a devolução de R$ 561.283,93 aos cofres públicos, sob pena de cobrança executiva.


A decisão, contra a qual ainda cabe recurso, deu-se conforme proposta do auditor Oscar Mamede Santiago Melo, relator do processo, e o parecer do Ministério Público.


O ex-prefeito de Esperança, João Delfino Neto, também teve as contas de 2007 reprovadas. O motivo também foi a falta de comprovação documental de gastos, em sua maior parte, por contrato firmado com a Oscip Ceneage. O valor do débito do ex-prefeito é R$ 237.267,86. Esse dinheiro deve ser restituído aos cofres públicos, solidariamente, pelo ex-prefeito e a Oscip, no prazo de 60 dias, conforme voto do auditor Antonio Cláudio Silva Santos, relator do processo. Ainda cabe recurso dessa decisão.


Créditos: Paraíba1

Docentes e alunos da UERN pedem apoio aos deputados

Na reunião com professores, técnicos e alunos da UERN, onde foi entregue aos deputados uma pauta coletiva de reivindicações, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, disse que está comprometido, juntamente com os demais parlamentares, a buscar uma solução junto ao governo estadual para as solicitações e a greve que já dura quinze dias: “Nos comprometemos a tentar chegar perto do ideal ou até mesmo do ideal”, afirmou o presidente.
A reunião aconteceu no gabinete da Presidência, na tarde desta quarta-feira, 15. Ricardo Motta também garantiu aos grevistas que as comissões permanentes de Educação e de Finanças da AL irão analisar os problemas da instituição. “Nosso objetivo é único, que vocês recebam da Assembleia apoio irrestrito. Por isso vamos envidar esforços para solucionar este impasse”, disse.
O presidente da Associação dos Docentes (Aduern), Flaubert Torquato, discorreu sobre as dificuldades financeiras que a UERN está passando, principalmente por não ter autonomia financeira e dividir os mesmos recursos que deveriam ser destinados à educação básica.
Um dos maiores problemas relatados diz respeito à destinação, no orçamento do ano passado, com vigência agora em 2011, de apenas R$ 9 milhões para custeio, ao invés dos R$ 14 milhões solicitados. “Para agravar a situação, o governo contingenciou 30% desse montante, só restando pouco mais de R$ 6,5 milhões”, disse Flaubert. Ao final da reunião, os alunos e professores entregaram aos deputados cópia da proposta do Plano Plurianual (2012-2015) da universidade, que já foi remetida à Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças.

Créditos: Blog do Robson Pires

Três a zero a favor dos maconheiros

O ministro Luiz Fux acaba de votar. Ele afirmou que liberdade de expressão não deve se confundir com apologia das drogas.
Fux votou com Celso de Mello, mas diz que as marchas da maconha devem:
- ser pacíficas, desarmadas e previamente comunicadas às autoridades (é uma exigência constitucional para qualquer manifestação);
- não haver incitação ao consumo ou consumo efetivo de drogas nas manifestações;
- que não haja a presença de menores nas manifestações.
Na prática, vota com Celso de Mello, feita essa restrição aos menores - que, parece, não deve prosperar. Carmen Lúcia já deixou claro que também endossa a posição do relator.
Enquanto escrevo, a ministra associa, claramente, as manifestações em favor da maconha aos protestos contra a ditadura. Com o ar cândido, diz que o Artigo 287 do Código Penal não deve ser argüido porque a marcha não é apologia.
 
Por Reinaldo Azevedo Créditos: Veja

terça-feira, 14 de junho de 2011

PB: São João na Serra de Araruna-PB

Clique na imagem para ampliar

Araruna prepara mais uma grande programação para as Festividades Juninas. Shows, forró pé de serra, comidas típicas, quadrilhas, gente bonita e uma programação que envolve toda a comunidade. 

Confira a programação:

23/06 - Sirano & Sirino

             Os 3 do Xamego
             Banda Pegadões do Forró

24/06 - Meirinhos do Forró
             Paulo Sérgio & Daniel
             Hélio dos Teclados

25/06 - Thayandson dos Teclados 
             Os Nonatos
             Roberto e Forró Maior Expressão


Sarney não quer 'WikiLeaks' de documentos históricos


O presidente do Senado, José Sarney, fez uma comparação inusitada nesta  terça-feira ao defender o sigilo eterno de documentos mantidos pelo governo. "Nós não podemos fazer WikiLeaks da história do Brasil, da construção das nossas fronteiras. Quanto a documentos atuais, eu não tenho nenhuma restrição. Acho que devem ser abertos", afirmou. Um dia antes, ele já havia defendido que documentos históricos fossem mantidos em segredo por tempo indeterminado. 
Sarney ressaltou, entretanto, que não vê problema na revelação de arquivos mais recentes, inclusive os do regime militar e os de seu próprio governo. De acordo com ele, o problema são as possíveis consequências diplomáticas da liberação de alguns arquivos de tempos remotos. Na lógica de Sarney, a divulgação de informações centenárias pode criar embaraços hoje.
Já o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), defendeu nesta segunda-feira que o material sigiloso seja liberado de forma gradativa. Ele é contra o segredo eterno desses documentos.
As declarações ocorrem no momento em que o governo retirou o caráter de urgência de um projeto que tramita no Senado e que trata do assunto. A proposta, elaborada pelo governo Lula, já passou pela Câmara -- que, entretanto, substituiu a possibilidade de sigilo eterno por um tempo máximo de 50 anos. Agora, o governo avalia se aciona a base aliada para alterar novamente a proposta, reestabelecendo a possibilidade de segredo por tempo indeterminado.
Por Gabriel Castro e pela Veja

RN: Tomba grava para programa do PSB e diz que vai lutar para consolidar o turismo religioso

Dia movimentado nos estúdios da produtora Peron Produções, em Natal, que recebeu a visita de várias lideranças do PSB do Rio Grande do Norte, que foram gravar para a Propaganda Política Obrigatória. Passaram por lá o ex-governador Iberê Ferreira de Souza, a deputada estadual Márcia Maia e o deputado estadual Tomba Farias, que gravou um spot de 30 “e disse que uma das lutas do seu mandato será para consolidar o turismo religioso, que gera ocupação, renda e desenvolvimento. “Não sei fazer nada pela metade. Quando assumo uma missão me dedico por inteiro, de corpo e alma. Foi assim quando prefeito de Santa Cruz. É assim como deputado estadual. Se ontem fizemos a Estatua de Santa Rita de Cássia, a maior do mundo, hoje a luta é pela consolidação do turismo religioso no Rio Grande do Norte”, enfatiza.


Créditos: Blog do Robson Pires

Henrique participa de reunião que irá permitir capitalização do BNDES


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira(14), a Medida Provisória que vai permitir a capitalização do BNDES. O texto base da MP 526/2011 autoriza a União a conceder crédito de R$ 55 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O empréstimo vai aumentar a capacidade de financiamento do banco. O BNDES promete financiamentos com juros abaixo do valor de mercado para as empresas brasileiras.
A reunião contou com a participação do deputado Henrique Alves (PMDB-RN) e o presidente Marco Maia (PT-RS) para definição da pauta da semana. Os líderes partidários decidiram incluir nas votações da semana, em plenário, outras Medidas Provisórias, entre elas a MP 527/2011 que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil com status de ministério. A MP também redefine normas e atribuições para o funcionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a INFRAERO.
A MP deverá ser votada na sessão da quarta-feira (15).

Arquivo do blog