quinta-feira, 7 de julho de 2011

Placa em homenagem a Elba Ramalho foi parar no lixo de sua própria terra

Há 12 anos, um conterrâneo e fã de Elba Ramalho lutou e conseguiu instalar em uma das principais entradas da cidade de Conceição uma placa em homenagem à cantora, expressando o orgulho da terra por ter uma filha tão ilustre e famosa, mas a grafia sentimental dos conceiçoenses virou ferro velho.
“Eu achei um desrespeito à cantora e à sociedade a Prefeitura ter retirado essa placa sem dar nenhuma justificativa aceitável à população”, lamentou o professor e produtor cultural Antônio Jerônimo Netto, idealizador do projeto, que foi aprovado, inclusive, pela Câmara Municipal, e executado por Rômulo Pires, prefeito à época.

A placa foi retirada pela Prefeitura no ano passado depois de mais de uma década de exposição e jogada em um terreno coberto por mato e resíduos, e logo também virou entulho: o letreiro foi destruído pela ação do sol e chuva, restando apenas a estrutura férrea que sustentava o reconhecimento conceiçoense à filha do seu João Nunes, falecido há oito meses.

No lugar onde estava a placa, a Prefeitura, com recursos do Ministério do Turismo, está erguendo um portal, mas a obra, que teve um custo aproximado de 130 mil reais, está paralisada, conforme informações obtidas pela Folha (www.folhadovali.com.br). A crítica de alguns conceiçoenses é que o poder público municipal deveria ter instalado a placa em outra entrada da cidade se realmente fosse necessário retirá-la do local, embora que, para eles, a estrutura dedicada à cantora não atrapalharia o portal.

Elba Ramalho é uma das cantoras mais famosas do Brasil e há três anos esteve em Conceição gravando imagens de sua terra para um DVD.

Foto inicial (Antônio de Pádua): homenagem a Elba virou lixo.
Folha do Vali

quarta-feira, 6 de julho de 2011

135 Anos de Araruna, PB

Araruna, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Oriental. Está distante 165 quilômetros de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, cerca de 110 km de Campina Grande e a 120 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Sua fundação ocorreu aos 10 de julho de 1876.
Conhecida pelo seu clima frio e ameno, o município possui uma das mais tradicionais Festas de São João da Paraíba, festejo popular realizado no final do mês de junho. Araruna é um dos principais municípios do Agreste Paraibano, devido sua polarização aos demais municípios do Curimataú da Paraíba e Seridó potiguar, fazendo limite territorial com quatro municípios do estado do Rio Grande do Norte.
População residente total de  Araruna,PB de acordo com o IBGE 2010 18.87.
Bandeira de Araruna-PB

Brasão de Araruna-PB
Araruna é conhecida por ser uma Serra e possuir um clima agradável.

Ministros dos Transportes entrega cargo após denúncias

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), deixou o cargo nesta quarta-feira (6) após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta. A crise se agravou nesta quarta após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.
Em nota oficial divulgada por volta das 16h40 pelo ministério - veja a íntegra no fim da reportagem -, Alfredo Nascimento diz que "decidiu deixar o governo" e que enviou "há pouco à presidenta Dilma Rousseff seu pedido de demissão em caráter irrevogável".
O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre a nota divulgada nesta quarta. Na segunda (4), a presidente afirmou, em comunicado, que tinha "confiança" no ministro.
Senadores do PR se reuniram nesta tarde com integrantes do governo para decidir o nome do substituto no ministério, mas o encontro terminou sem uma definição.
O Ministério dos Transportes afirma que Nascimento "vai colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas" e que "decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal".
Na nota em que anuncia que entregou o cargo, ele afirma que "coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa (Senado) para elucidar os fatos em tela".
Créditos: G1

Reforma política: próximos prefeitos seriam eleitos para mandatos únicos de 6 anos

Blog do Robson Pires
Na última reunião da bancada do PMDB, antes do recesso parlamentar, o deputado Henrique Alves fez um balanço positivo do trabalho realizando no 1º semestre do ano.
O partido também discutiu o andamento da reforma política em tramitação na casa. O PMDB, que inicialmente defendia o voto distrital, está construindo uma proposta intermediária entre o voto distrital e a lista fechada. “Seria uma mistura entre a eleição majoritária e a lista fechada com financiamento público de campanha”, disse Henrique Alves. 
O líder do PMDB explicou que ainda não há acordo com os demais partidos que apóiam o sistema de lista fechada e o votode legenda e financiamento de campanha exclusivo com dinheiro público.
Pela proposta que o PMDB vai defender, metade da bancada seria eleita em votação direta com financiamento privado de campanha e a outra metade, em lista fechada pelo voto de legenda com financiamento público. “Seria o voto distrital misto”, defendeu Henrique Alves.
O partido também vai propor a coincidência das eleições gerais em 2018. Os próximos prefeitos seriam eleitos para mandatos únicos de seis anos.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Arraiá do dinheiro público


O site Congresso em Foco trouxe um resumo do gasto de verba pública com os festejos juninos, que somam mais de 22 milhões até o momento.
De acordo com o site, essa verba sairá dos cofres para atender às solicitações feitas nos últimos meses por 66 autoridades: 49 deputados, 12 senadores e cinco ex-parlamentares. Quase a metade desse valor, R$ 10,4 milhões, foi destinada a redutos eleitorais de apenas dez parlamentares, seis deles da Paraíba.
O Ministério do Turismo ainda analisa pedidos de convênio de prefeituras que vão promover festas em julho. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Congresso em Foco até a última sexta-feira (1º).
Mesmo os parlamentares que mais direcionaram recursos do orçamento às festas juninas reconhecem que esse dinheiro público poderia ser aplicado para atender demandas mais prementes da sociedade. Eles dizem fazer isso para atender a apelos de prefeitos e eleitores de seus estados. Outros sustentam que o aquecimento na economia local compensa o investimento e garante a preservação de uma tradição, forte principalmente no Nordeste.
Os parlamentares da paraíba são maioria nos pedidos do Arraiá do dinheiro público, veja:
 Créditos: Blog do Wallace

Arquivo do blog