quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

'Foi como se o mundo tivesse desabado', diz Collor sobre renúncia



Primeiro presidente eleito pelo voto direto no Brasil após o regime militar, Fernando Collor de Mello afirmou à Globo News, na segunda entrevista da série "Profissão:ex-presidente", exibida na noite desta terça-feira (11), que, ao deixar a Presidência, em 1992, foi como se o mundo tivesse "desabado". Collor deixou o cargo diante de uma série de escândalos de corrupção.
"Você, de um presidente eleito pelo voto popular, de um momento para outro, se ver afastado do poder da maneira como eu fui, muito mais que traumático, foi algo como se o mundo tivesse desabado sobre as minhas costas. Foi um período muito difícil. Foi uma travessia longa, penosa, dolorosa", afirmou ao jornalista Carlos Monforte.
Collor, que é senador (PTB-AL), disse que não tinha previsão de voltar ao cenário político após deixar a Presidência, mas a pressão feita por algumas pessoas teriam auxiliado na decisão: " Você dorme com aquilo na cabeça e no dia seguinte, quando acorda, diz: "Vou ser candidato"", contou o ex-presidente.
Segundo Collor, o dia de maior tristeza da sua vida foi quando ele deixou o Palácio do Planalto, em 1992.
O ex-presidente contou que pediu ao piloto que o levava para a Casa da Dinda para sobrevoar uma escola de educação infantil na cidade de Santa Maria (DF), mas o piloto disse que não poderia fazer a alteração na rota por falta de combustível.

" Eu continuava presidente, mas afastado temporariamente das funções. Mas quando ele disse isso, eu falei: 'Esse aí, seguramente, tem certeza que eu não volto, porque se eu voltar ...'", disse.
Para o ex-presidente, seu maior erro durante o período em que esteve na Presidência foi a falta de integração com o Congresso. " A falta de integração minha com o Congresso foi realmente o ponto fulcral para que, o que eu digo, o golpe parlamentar pudesse ter sido efetivado nos idos de 92."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bancada do PT escolhe Humberto Costa para líder no SenadoBancada do PT escolhe Humberto Costa para líder no Senado



Depois de quase três horas de reunião, a bancada do PT no Senado anunciou nesta terça-feira (11) que o senador pernambucano Humberto Costa será o novo líder do partido na Casa.
Ex-ministro da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa passará a ocupar as funções a partir de fevereiro, quando a casa retomará os trabalhos e os novos senadores tomarão posse.
Os integrantes da bancada decidiram marcar uma nova reunião, para o próximo dia 27, a fim de discutir as indicações para os demais cargos da mesa do Senado.
A razão para os senadores do PT se reunirem em pleno recesso parlamentar é decorrência da estratégia do partido de iniciar o quanto antes as negociações pelos demais cargos da Mesa e das comissões permanentes da Casa.
O atual líder, Eduardo Suplicy (SP), faz o anúncio do resultado da reunião da bancada
O atual líder, Eduardo Suplicy (SP), faz o anúncio do
resultado da reunião da bancada (Foto: Robson
Bonin / G1)
Petistas e peemedebistas trabalham para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da casa, que delibera sobre todas as matérias. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também está em disputa.
Com uma bancada de 15 senadores, a segunda maior, o PT tem o direito de pleitear o segundo cargo de comando na estrutura do Senado, a primeira vice-presidência. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) é cogitada para ocupar o posto, estratégico porque permitira ao PT comandar os trabalhos do Senado na ausência do presidente, que virá do PMDB.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As cartas com cara nova! Correio lançam selo com foto de Lula

A Empresa Brasileira de Correios (ECT) colocou em circulação no dia 1º de janeiro deste ano um selo, de tiragem limitada com 900 mil exemplares, em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O selo tem valor facial de R$ 2,00 e também é vendido na loja virtual dos Correios.
Segundo a Norma 500/05 do Ministério das Comunicações, entre os critérios para emissão de selo alusivo a pessoas vivas se enquadra homenagem a chefes de Estado, atletas que obtiveram a 1ª colocação em Jogos Olímpicos e ganhadores do prêmio Nobel.
O selo apresenta a foto oficial do segundo mandato do ex-presidente Lula nos jardins do Palácio da Alvorada. Em segundo plano, a imagem apresenta os arcos do Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República.

Arquivo do blog