segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PB: Governador de Pernambuco, me responde sobre aliança com Governador da Paraíba

Hoje a tarde no 2º bloco do Seminário, o palestrante e Governador de Palestrante Eduardo Campos (PSB), fala sobre; O Caso de Sucesso do Governo de Pernambuco- O Caminho das Pedras, e após sua palestra o governador participou de um debate, que ocorreu em decorrência das perguntas da platéia, na qual o mediador que escolhia as perguntas era o senhor Paulo de Tarso Pereira, Secretário e chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do RN.

Eduardo Campos lembrou que ainda há muitas desigualdades no Brasil, que não serão resolvidas facilmente. "Mas o único caminho para se solucionar esse problema é dar qualidade ao serviço público, melhorar a prestação de serviço à sociedade e buscar recursos da iniciativa privada", falou.

A fim de colocar o dedo na ferida mesmo, elaborei cuidadosamente minha pergunta e coloquei ao alcance do Mediador, na qual para a minha surpresa foi umas das primeiras a ser feita ao senhor Eduardo Campos;


A quem a pergunta será destinada: Eduardo Campos
Nome: Naiara Fialho
Empresa: Acadêmica em Gestão de Políticas Públicas (UFRN)


Pergunta: Diante do sucesso que se estende a atual gestão de Pernambuco, fala-se na instalação de uma indústria automobilística em Pernambuco. Na qual o Governaor Ricardo Coutinho da Paraíba cogita em fazer uma aliança com o governo Pernambucano nesta instalação. Em fim, como paraibana, quero saber quais os BENEFÍCIOS que o Estado Paraibano irá ter com esta possível aliança de gestões?

O governador Eduardo Campos, cruzou as pernas, soltou um ar de riso e respirou fundo, mas foi simples e conclusivo com sua resposta.

" Com a planta dessa indústria em petnambuco, teremos um carro acessível e popular, sendo no mercado comparado ao Fiat uno, e como consequência teremos a implantação de 50 Empresas de auto peças que serão disputadaspelos outros estados, na qual os sistematicamente são parte da planta da Fiat, e os fornecedores podendo estar em outros estados do Nordeste. E o Norte encontra uma vocação, a Fiat irá se instalar no meio do caminho, inevitávelmente gerando a economia externa, na qual propicia empresas fornecedoras de peças se fixarem nessas próximidades, daí então a Paraíba, fornecendo empregos, já que o Nordeste e o Brasil precisam cada vez mais se integrarem, para que ocorra a progressão para todos."

Visto que, não tive a capacidade de redigir toda a oralidade do governador, já que ele falava, e eu escrevia em tempo real. Ele falou muito bem dessa Gestão Participativa de integralizar progresso.

Por Naiara Fialho

Sucesso do Motores do Desenvolvimento: Gestão Pública

Hoje estive presente na 10ª edição do Motores do Desenvolvimento foi iniciada às 9h desta segunda-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal. Desta vez, o evento discute Gestão Pública e conta com mais de 500 inscritos.

No 1º Bloco do evento, podemos ter uma abertura feita por;

Flávio Azevedo, Presidente da Federação das Indústrias (FIERN), "Gestão Pública é uma questão de sobrevivência..."
 Garibaldi Alves Filho, Ministro da Previdência Social, "a Previdência deveria ser uma preocupação de todos os brasileiros, uma vez que não atingiu a todos os seus objetivos".
 Robinson Faria, Vice-Governador do RN, "A preocupação com a transparência é um exemplo de gestão pública".
 Vicente Falconi, Professor do Instituto de Desenvolvimento Gerancial (INDG). "A gestão pública deve ser apolítica, sem ideologias. A máquina administrativa é que deve ser competente".
 Rosalba Ciarlini, Governadora do RN, "Uma gestão que olha para o desenvolvimento, com o orçamento público] ajustado”.
 Eduardo Campos, Governador de Penambuco, "É preciso inovar na gestão pública, romper com velhas práticas e investir na capacitação de pessoal".

domingo, 21 de agosto de 2011

Seminário Motores do Desenvolvimento: Gestão Pública

2º TEMA 2011: GESTÃO PÚBLICA


CONSISTE EM:
Série especial de matérias sobre o tema GESTÃO PÚBLICA, publicadas no jornal Tribuna do Norte a partir de 06.08.2011 + Seminário em 22.08.2011 + Caderno Especial em 28.08.2011.
CONTEÚDO ABORDADO NO TEMA GESTÃO PÚBLICA

AGENDA DO SEMINÁRIO GESTÃO PÚBLICA:
  • Data: segunda-feira, 22 de agosto de 2011.
  • Local: Auditório Albano Franco – FIERN – Natal/RN
  • Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova – Natal/ RN
  • Horário: 8h às 18h
8h – ABERTURA
  • Presidente da FIERN, Flávio Azevedo
  • Presidente da FECOMERCIO, Marcelo Queiroz
  • Reitora da UFRN, Ângela Paiva
  • Presidente da Tribuna do Norte, Deputado Federal Henrique Eduardo Alves
  • Prefeita de Natal, Micarla de Sousa
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta
  • Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho
  • Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini
1º Bloco Técnico
  • 09h45 – Palestra 1: OS DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA
    • Palestrante:    Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente da Câmara de Políticas de Gestão de Desempenho e Competitividade
  • 10h30 – Palestra 2: COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL E A GESTÃO DO ESTADO
    • Palestrante:     Robson Braga de Andrade, Presidente da Confederação Nacional da Indústria, CNI.
  •  11h15 – Debate com palestrantes e perguntas da plateia
    • Mediador:    Flávio Azevedo, Presidente da FIERN

12h – INTERVALO PARA ALMOÇO LIVRE

2º Bloco Técnico
  •  14h – Talk Show:     BUSCA DE PRODUTIVIDADE NA GESTÃO PÚBLICA
    • Prof. Vicente Falconi Campos, Instituto de Desenvolvimento Gerencial, INDG.
    • Mediadora:     Ângela Paiva, Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
  •  15h – Palestra 1:     O CASO DE SUCESSO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO – O CAMINHO DAS PEDRAS
    • Palestrante:     Eduardo Campos, Governador do Estado de Pernambuco
  •  15h45 – Debate com palestrante e perguntas da plateia
    • Mediador:     Paulo de Tarso Pereira Fernandes, Secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
  •  16h – Palestra 2:     A IMPORTÂNCIA DO BANCO DO NORDESTE COMO INSTITUIÇÃO DE FOMENTO PARA OS ESTADOS DA REGIÃO
    • Palestrante:     Jurandir Santiago, Presidente do Banco do Nordeste, BNB
  •  16h45 – Debate com palestrante e perguntas da plateia
    • Mediador:     Marcelo Fernandes de Queiroz, Presidente do Sistema Fecomercio/RN.

17h – ENCERRAMENTO

PB: Gato’ d’água descoberto pela Cagepa na fazenda do senador Wilson Santiago


Exclusivo - Apesar do desmentindo do senador Wilson Santiago (PMDB), o Paraíba Já teve acesso, com exclusividade, a imagens que reforçam a denúncia de um suposto desvio de água (gato) encontrado por funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) em uma fazenda pertencente ao parlamentar peemedebista. A propriedade fica localizada no município de Uiraúna, no Sertão paraibano.

Fazenda do senador Wilson Santiago localizada no município de Uiraúna
A descoberta do suposto ‘gato’ d’água na fazenda do senador do PMDB foi revelada, ontem (19), em primeira mão, pelo Paraíba Já (clique aqui e releia a matéria). No mesmo dia, porém, Wilson Santiago negou a denúncia durante entrevista a uma emissora de rádio de João Pessoa.

Momento em que os funcionários da Cagepa descobrem o baypass
Pelo que a reportagem apurou, a água vinha sendo desviada para a fazenda do senador através de um baypass (gato) feito na rede de distribuição que abastece moradores da zona rural de Uiraúna, por intermédio de um chafariz público.

Baypass: Tubulação de PVC responsável pelo desvio da água para a fazenda
Além do suposto ‘gato’ na fazenda do senador, funcionários da Cagepa em Uiraúna contaram ao Paraíba Já que foram descobertos e desativados outros seis desvios d’água que serviam para o abastecimento de residências e a irrigação de plantações de coco e capim.

Funcionários da Cagepa comprovam o baypass
De acordo com funcionários da Cagepa que atuam que participaram da ação, com a desativação dos sete ‘gatos’, o abastecimento d’água foi normalizado no distrito de São Pedro distrito, no município de Santa Cruz, e na cidade de São Francisco.

Funcionários da Cagepa mostram tubo utilizado para fazer o baypass
Os ‘gatos’ foram descobertos pela Cagepa durante uma fiscalização iniciada no último dia 11 entre as cidades de Lastro e Uiraúna, que visa combater o uso inadequado da água transportada pela adutora de capivara.

Pista de pouso

Um dos funcionários da Cagepa que participou da fiscalização disse ao Paraíba Já, que há suspeitas de que a água desviada para a fazenda do senador Wilson Santiago vinha sendo usada também para a construção de uma pista de poso de aviões que fica na propriedade do parlamentar. A pista, porém, não foi concluída.

Confira abaixo um vídeo registrando o momento exato em que funcionários da Cagepa desativam o ‘gato’ d’água que abastecia a fazenda do senador do PMDB.

Paraíba Já

Arquivo do blog