domingo, 6 de maio de 2012

O São João de Araruna em decadência.


Uma cidadezinha no interior da Paraíba, cujos habitantes possuem o gentílico Ararunense, povo acolhedor e hospitaleiro. Araruna é conhecida, na maioria das vezes, por ser a cidade que possui a melhor festa de São João mais tradicional da Paraíba, cujo Estado também tem uma cidade que possui o maior São João do mundo, mas entre o maior e o melhor, muitos sempre preferiram o “melhor”, pois, a cidade acolhia seus visitantes durante as festividades do São João, uma festança só.

Casas alugadas, bares lotados. Na verdade, o dia inteiro a festa rolava nas ruas da cidade. Eram noites que seguiam ao som de músicas enraizadas no pé de serra, numa cidade serrana com um clima ameno se esquentar nas fogueiras ao som de Sirano e Sirino já era tradicional.
Se observarmos bem, isso é uma identidade regional. Identidade regional é na verdade tudo o que a cidade herda desde os seus primeiros anos de fundação, e essa identidade regional molda o seu povo. Araruna veio passando por mudanças, as atrações foram sofrendo uma queda de nível e também na quantidade de dias de festa, aconteceu e ainda acontece infelizmente um retrocesso na identidade regional, e a tão tradicional festa começou a ser “abandonada”, não quero dizer que é preciso gastar “rios” de dinheiro nas atrações, mas, atrações melhores alegram a todos e chamam turistas. Entendo que fazer brilhar as estrelas musicais conterrâneas é uma ótima estratégia, mas, estar seguida de estrelas consagradas do forró é melhor ainda, até no que se diz na carreira dos conterrâneos.
Não estou aqui para culpar o gestor atual, até porque não se sabe se outro gestor não faria o mesmo.

Foi triste quando vimos acabar a festa da padroeira da cidade. Agora me toma o medo de ver acabar minha infância, minha juventude, acabar assim, sem mais nem menos.

Sei também que Araruna é constituída por uma rivalidade ferrenha eleitoral, uns apedrejam os outros, deviam mesmo se juntar para resolver os seus problemas, é uma pena que quem vota em A só ver defeito em B, e quem vota em B só ver defeito em A. Na verdade quem perde é A e B. Corta-me o coração de ver que Araruna é uma cidade SEM NENHUM POUCO de Capital Social. 

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar vou elogiar suas belas palavras Naiara!
    mais fazer o que? você falou dos problemas isso todo mundo sabe...
    mas vamos tentar resolver o problema Me der uma sugestão talvez poderiamos mudar...para melhor

    ResponderExcluir

Arquivo do blog